Edmilson Nunes, renomado artista visual, apresenta sua nova exposição, “Devaneios de um Caminhante Solitário”, na Real Galeria de Arte Contemporânea, em Copacabana, Rio de Janeiro. A mostra, que vai de 17 de outubro a 31 de janeiro de 2025, reúne 12 pinturas inéditas de grandes dimensões, resultado de quatro anos de intensa produção artística.
Inspirado no livro homônimo de Jean-Jacques Rousseau, Nunes explora questões de gênero e sexualidade em suas obras, deixando de lado os materiais tradicionais de seus trabalhos anteriores e utilizando recortes de revistas e publicações como base criativa. Frida Khalo e Nossa Senhora são alguns dos destaques da mostra, que promete provocar reflexões sobre a relação entre sexo e religião.
“Peço licença ao filósofo para apresentar um projeto de pinturas que me remete ao imaginário psicológico vivido por ele”, explica o artista. A exposição reflete o sentimento de angústia e as caminhadas diárias que inspiraram o processo criativo de Nunes.
O artista e sua trajetória
Nascido em Campos dos Goytacazes e formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmilson Nunes é conhecido por suas obras expostas em importantes coleções brasileiras, como as de Gilberto Chateaubriand e João Sattamini, além de museus como o MAR e o Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro. Suas exposições individuais incluem “Céu”, no Paço Imperial, e “Assim é se assim lhe parece”, no Centro Cultural da Justiça Federal.
Serviço – Devaneios de um caminhante solitário
- Abertura: 17 de outubro, às 18h
- Visitação: 18 de outubro a 31 de janeiro de 2025 – de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h (agendamentos pelo telefone: (21) 2546-6565).
- Local: Real Galeria de Arte Contemporânea – Av. Princesa Isabel, 500, Copacabana (dentro do Real Residence Hotel).
- Entrada gratuita