O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deu um importante passo, nesta terça-feira (07/11), para permitir que o Vasco da Gama realize obras de expansão no Estádio de São Januário. O projeto assinado estabelece a possibilidade de o clube transferir seu potencial construtivo para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em busca de recursos para financiar as melhorias desejadas.
Paes compartilhou em suas redes sociais o momento da assinatura e fez questão de enfatizar que outros clubes cariocas também podem buscar o apoio da Prefeitura do Rio para concretizarem projetos de expansão.
“O que a gente está fazendo é pegando o potencial construtivo de São Januário e levando para outra área da cidade, na Barra da Tijuca. Isso permite viabilizar recursos para a construção do novo estádio. A gente está numa negociação com o Fluminense também, o Botafogo já está lá com o Engenhão, e estamos abertos aqui para o Flamengo, para ajudar os clubes do Rio de Janeiro a chegarem lá.” destacou.
O Projeto de Lei seguirá agora para a análise na Câmara de Vereadores do Rio. Se aprovado, o projeto passará pelas comissões legislativas relacionadas ao assunto em questão, sendo a primeira delas a Comissão de Justiça e Redação, que terá um prazo de 15 dias para emitir seu parecer. E após a avaliação em todas as comissões, o projeto entrará na fila de pautas a serem votadas pelos parlamentares, um processo que pode se estender por meses.
O projeto concorre com outras prioridades, incluindo a necessidade de aprovar o Plano Diretor e o Orçamento de 2024. E com o recesso parlamentar se aproximando, de 16 de dezembro até 14 de fevereiro, resultando na suspensão das votações durante esse período.