Neste domingo, 15/1, foi divulgada a 1ª pesquisa DataFolha para prefeito do Rio em 2020. Como era esperado, o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM) lidera no principal, mas empatado tecnicamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSol). com 22% e 18%, enquanto Marcelo Crivella (Republicanos) aparece em um distante 3º lugar com 8% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Martha Rocha (PDT) e Eduardo Bandeira de Melo (REDE), com 7% e 6%.
O DataFolha considerou 13 candidaturas, e falou com 872 cariocas entre 11 e 13 de dezembro. O resultado foi este:
- Eduardo Paes (DEM) – 22%
- Marcelo Freixo (PSol) – 18%
- Marcelo Crivella (Republicanos) – 8%
- Martha Rocha (PDT) – 7%
- Eduardo Bandeira de Melo (Rede) – 6%
- Benedita da Silva (PT) – 4%
- Alessandro Molon (PSB) – 2%
- Rodrigo Amorim (PSL) – 2%
- Clarissa Garotinho (PROS) – 2%
- Fred Luz (NOVO) – 1%
- Marcelo Calero (Cidadania) – 0%
- Mariana Ribas (PSDB) – 0%
- Glória Heloíza Lima (Sem Partido) – 0%
Brancos e Nulos – 25%
Não Sabe/Não Opinou – 0%
Em outro cenário, com a esquerda com menos candidatos, não ajuda necessariamente Marcelo Freixo, que vê a distância de Eduardo Paes ainda nos 4 p.p. No cenário também não há Ribas e Calero, que dizem que apoiariam Paes já no 1º turno.
- Paes – 24%
- Freixo – 20%
- Crivella – 9%
- Martha Rocha – 8%
- Banedeira – 7%
- Clarissa – 2%
- Fred Luz – 2%
- Rodrigo Amorim – 1%
- Gloria Heloiza Lima – 1%
Brancos e Nulos – 25%
Não sabe/não opinou – 2%
Já sem PSL e Witzel (que quer candidata a juíza Gloria Heloiza Lima), ao contrário do seria esperado, não é Crivella que vê suas intenções de voto subirem, e sim Paes que aumenta a distância a Freixo
- Paes – 27%
- Freixo – 21%
- Crivella – 9%
- Bandeira – 2%
- Clarissa – 2%
- Fred Luz – 2%
Brancos/Nulos – 29%
Não sabe/não opinou – 2%
Mesa Viva com pré-candidatos a Prefeito do Rio em 2020
O programa Mesa Viva do DIÁRIO DO RIO entrevistou alguns dos pré-candidatos a Prefeito do Rio em 2020. O programa continuará a série neste ano que está para entrar:
As entrevistas também podem ser ouvidas no canal de podcast do Mesa Viva:
Crivella deveria esperar, pelo menos, esquecermos a sua péssima atuação, para tentar se candidatar a alguma coisa. Com os seus feitos, nem pra síndico.
Se o Paes pegar o Freixo no segundo turno ele ganha. Mas se ele pegar um desconhecido ele perde. Basta verificar o que aconteceu na eleição para Governador. Se não fosse o Witzel ,o Paes teria sido eleito no segundo turno .
Qualquer um, menos Freixo.
Para mim é o melhor candidato a prefeitura do Rio de Janeiro , já governou duas vezes e deixou dinheiro em caixa e o atual não sabe administrar os impostos que pagamos e a cidade que está em ruínas!!!. Tanto na saúde , cultura e conservação e etc…