Um ranking nacional que avalia a cobertura de saúde básica nas capitais do país mostra que o Rio de Janeiro piorou muito nos últimos anos. Em 2017, o Rio ocupava a oitava posição nesta lista. Este ano, encontra-se em 25º entre 27 cidades.
Há 3 anos, a cobertura de saúde básica na cidade do Rio de Janeiro chegou a 70%. Hoje em dia, de acordo com os dados obtidos pelo DIÁRIO DO RIO, chega a 43%.
Ranking atual comparado ao de 2017 Ranking de 2017
Especialistas ouvidos pelo DIÁRIO DO RIO afirmam que essa queda implica diretamente na vida das pessoas mais pobres, que ficam mais vulneráveis a uma série de doenças por terem menos atendimento básico, gratuito, de saúde.
Em 2019, o DIÁRIO DO RIO publicou que, devido à má gestão da Prefeitura, justamente por ter reduzido o atendimento básico de saúde, a cidade do Rio de Janeiro perdeu quase R$ 500 milhões de investimentos federais em saúde. Esse montante é repassado pelo SUS, junto ao Ministério da Saúde, aos municípios que estão cumprindo as metas de atendimento na saúde básica.

À época, a Prefeitura informou que “a afirmação feita na demanda está equivocada, pois compara valores do ano inteiro de 2016 com oito meses de 2019, que é o período disponível até agora no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).”
Sobre os dados deste ano nem a Prefeitura do Rio, nem Secretaria de Saúde atenderam ou retornaram os contatos da reportagem.
Justamente quando começou o governo do crivella.
Não foi o Crivella que disse para ser eleito Prefeito, na época, que cuidaria das pessoas?