Em apenas um mês Disque Idoso 165 realiza mais de mil atendimentos

Entre as principais demandas do canal do Governo do Estado estavam denúncias de violência, conflitos com vizinhos e dúvidas sobre direitos da pessoa idosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Maior parte das ligações foi feita por pessoas entre 60 e 65 anos - Divulgação

Em apenas um mês de funcionamento, o Disque Idoso 165 registrou mais de mil atendimentos. Entra as principais demandas registradas estão denúncias de violência, conflitos com vizinhos e dúvidas sobre os direitos da pessoa idosa. O serviço do Governo do Estado é oferecido pela Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes).

A maior parte das ligações foi feita por pessoas entre 60 e 65 anos, seguidas por idosos com mais de 80 anos de idade. A maioria dos contatos foram realizados por mulheres.

O governador Cláudio Castro ressaltou que o programa é importante por conta da alta incidência de casos de negligência ou de violência contra essa população.

“Com o Disque Idoso estamos mais perto de uma população que muitas vezes é esquecida e precisa de atenção e cuidado. Nossos idosos não estão sozinhos e com esse importante serviço garantimos os direitos dos 60+ de modo multidisciplinar e humanizado”, disse o governador.

A superintendente estadual da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco, destacou que o número de atendimentos já demonstra a importância do serviço no Rio de Janeiro.

“O Disque Idoso 165 já demonstrou sua relevância não apenas pelo número de atendimentos, mas também pela eficácia em resolver problemas e garantir voz à população idosa”, pontuou Lícia.

Após cair dentro de um ônibus, Janaina Lima, de 63 anos, acionou o serviço para orientá-la sobre as medidas a serem tomadas.

“Liguei para o Disque Idoso para saber se cabia ajuizar a empresa de ônibus pela minha queda dentro do ônibus. Fiquei feliz com o atendimento, as orientações e o acolhimento do atendente e do advogado. Isso mostra que as pessoas idosas têm um local de comunicação com profissionais devidamente capacitados”, relatou Janaina

O Disque Idoso 165 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo suporte à população com 60 anos ou mais, especialmente em casos de violência. O serviço também fornece orientações sobre direitos, serviços de saúde e outras necessidades.

O Disque Idoso 165 pode ser acessado por telefone ou pelo aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível para dispositivos Android e iOS.

Aplicativo Disque Idoso 165

Iniciativa pioneira no Brasil, o aplicativo “Disque Idoso 165” oferece diversos serviços, entre eles: atendimento via chat, agendamento de consultas médicas com lembretes, opção de cadastramento de uma rede de proteção (família, cuidadores e amigos), que será acionada por SMS ou WhatsApp em emergências. O app conta ainda com um “botão de pânico”, que, em casos de urgência ou violência, aciona diretamente a Polícia Militar.

Para baixar, é necessário entrar na loja de aplicativos do celular e procurar por Disque Idoso 165. O app é exclusivo para cidadãos com 60 anos ou mais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em apenas um mês Disque Idoso 165 realiza mais de mil atendimentos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui