Em novo edital de licitação, Prefeitura promete renovação da frota do BRT

Novos ônibus começam a chegar no segundo semestre deste ano para substituir gradativamente a frota antiga

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

Por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Prefeitura do Rio publicou na edição desta segunda-feira (14) do Diário Oficial o edital de licitação para a compra de novos ônibus para o BRT.

O projeto, que faz parte da requalificação de todo sistema BRT, prevê a aquisição de 557 novos veículos, possibilitando a substituição gradativa da frota antiga a partir do segundo semestre deste ano e a expansão do sistema até 2023. O objetivo é garantir mais qualidade no serviço prestado aos usuários, com maior oferta de ônibus e redução dos intervalos.

A aquisição dos novos BRTs será dividida em duas licitações: a primeira, publicada nesta segunda-feira (14), cujo recebimento de propostas está programado para março, prevê a compra de 307 veículos articulados, de 18, 21 e 23 metros, com início da entrega a partir de outubro deste ano.

A segunda fase da licitação, no segundo semestre deste ano, prevê a aquisição dos outros 250 veículos, com entrega para o segundo semestre de 2023. Serão modelos básicos e de 21 metros.
Novidades nas características dos veículos

De acordo com a Prefeitura, os novos ônibus do Sistema BRT contarão com algumas novidades em relação aos atuais veículos em operação. Os ônibus terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, para garantir a segurança do funcionário, seguindo práticas já existentes em outras cidades do mundo e proporcionando mais segurança às viagens.

Por meio do apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), a SMTR considerou diferentes formas de ampliar a acessibilidade dos usuários, como, por exemplo, trazer mais um espaço de cadeirante nos veículos articulados. Todos os ônibus ainda contarão com equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento, que permitirão mais segurança, melhor informação aos usuários e melhor gestão da frota.

Operação do BRT

Paralelamente ao processo de licitação para a aquisição de novos ônibus, a SMTR publicará em março o edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens. Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.

As condições técnicas que vão orientar o processo de licitação serão apresentadas durante a audiência pública virtual que acontecerá no dia 18/02, das 11h às 13h. Os interessados em participar podem se inscrever no site da SMTR.

  • “As duas licitações representam um marco na modernização do BRT e na transformação do sistema de transporte público coletivo da cidade do Rio de Janeiro” afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em novo edital de licitação, Prefeitura promete renovação da frota do BRT

3 COMENTÁRIOS

  1. Fora a falta de respeito do usuário, a prefeitura vai comprar os ônibus de qual empresa, da Marcopolo que deixou o Rio de Janeiro. Por que não da chinesa, não sei se tem ônibus articulado, talvez vale apena verificar.

  2. Não adianta nada comprar ônibus novos se a “população” vai depredar tudo. Todo santo dia eu vejo na Av. das Américas gente pulando catraca e entrando pela porta de vidro (que é forçada para abrir, por sinal). O maior problema do BRT é o carioca.

  3. Tem licitação para o BRT mas não tem licitação pros quiosques da orla. A prefeitura acha que pode distribuir prebendas, ao seu bel-prazer. E até que alguém explique o mecanismo (coisa que ninguém parece que questiona nem faz questão de responder), parece-me ilegal. Rio de Janeiro, como você irá pra frente com gestões assim?

    Sobre o BRT, mais importante que uma renovação do sistema é uma renovação do usuário: o usuário tem que deixar de se portar como animal e passar a ser um cidadão que preza pela manutenção do sistema. Como? Não avacalhando a passagem na roleta e não depredando. Se esse tipo de usuário já fosse adestrado neste sentido, não haveria a decadência do sistema e não precisaria destes investimentos todos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui