A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (06/04), com 44 votos a favor e 15 contrários, em discussão única, o engenheiro mecânico José Antônio de Melo Portela Filho para o cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa). Portela Filho foi indicado pelo governador do Estado Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por meio da mensagem 02/22, para substituir a José Carlos dos Santos Araújo, em mandato de 4 anos.
O novo conselheiro da Agenersa passou por uma sabatina na Alerj, sob a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, na última quinta-feira (31/03), quando agradeceu a indicação e destacou que um dos seus desafios está em dar conta do novo formato de gestão do saneamento no estado.
“Sou funcionário público há quarenta anos, ocupei diversos cargos e estou terminando minha carreira coroado com este papel de extrema importância, ainda mais neste momento, com os novos marcos do gás e do saneamento básico e a licitação das concessionárias de saneamento. Acho que o papel da Agenersa é fundamental”, comentou Portela Filho.
Engenheiro mecânico graduado pela PUC/RJ e com pós-graduação em Gestão Pública com ênfase em Finanças e Controle Interno pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Antônio de Melo Portela Filho atuou, entre janeiro 2007 até dezembro 2018, como subsecretário de Obras Rodoviárias e Mobilidade Urbana da Secretaria de Estado de Obras e Habitação.
Ao longo da sua carreira na administração pública estadual, Portela Filho ocupou cargos nas secretarias de Estado de Controle e Gestão e de Planejamento e Controle, além de ter trabalhado na Companhia do Metropolitano Metrô do Rio de Janeiro.