A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, indicou o engenheiro Wagner Victer para assumir o cargo de gerente-executivo do Campo de Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo. Funcionário de carreira da empresa, Victer conta com competência técnica e ampla capacidade de diálogo e articulação para atuar na área.
Wagner Victer atuou como secretário de Energia fluminense nos governos Anthony (1999 a 2022) e Rosinha Garotinho (2004 a 2007). Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), exerceu o cargo de diretor-geral, entre 2019 e 2023, na gestão do petista André Ceciliano. Em maio do ano passado Wagner Victer retomou as suas atividades na Petrobras como assessor da presidência.
O Campo de Búzios tem uma produção de 560 mil barris de petróleo diárias – 17% da produção nacional. Como gerente-executivo do campo, Victer tem como uma das missões executar o plano estratégico para 2024-2028 cuja previsão é de quase quadruplicar a produção atual para 2 milhões de barris/dia. Outra missão será diminuir a reinjeção de gás em Búzios, para a alimentação do gasoduto que leva o combustível até Maricá (RJ), o Rote 3.
O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Eduardo Costa Pinto, assumirá a gerência executiva de gestão de parcerias e processos de Exploração e Produção da Petrobras. Costa Pinto é vinculado à Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Com informações da Agenda do Poder.