Entenda como funciona o aviso de ‘alerta extremo’ enviado pela Defesa Civil

Tecnologia envia o alerta para todos os celulares que estão no município do Rio, mesmo eles não estando cadastrados em nenhuma plataforma da prefeitura

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
"Alerta extremo" da Defesa Civil. Foto: Internet/ Reprodução

Nesta quarta-feira (29/01), os cariocas se assustaram com um alerta sonoro enviado pela Defesa Civil. Esta foi a primeira vez que o mecanismo foi utilizado. Ao jornal “O Globo”, o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, explicou que havia três bairros impactados com chuva acima de 50 milímetros em uma hora.

PUBLICIDADE

Ele explicou ainda que esse aviso só pode ser mandado por três pessoas na cidade: o chefe da Defesa Civil, o gerente de alerta e monitoramento que fica no COR e o prefeito Eduardo Paes

A tecnologia do Cell Broadcast, utilizada nesta quarta, envia o alerta para todos os celulares que estão no município do Rio, mesmo eles não estando cadastrados em nenhuma plataforma da prefeitura.

Além de não precisar de cadastro, o alarme sonoro funciona até mesmo em celulares no modo silencioso e só sai da tela se o usuário mostrar que leu a mensagem. Para receber o sinal, é preciso ter um celular comprado depois de 2020, cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia, e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras.

O secretário ressaltou que o acionamento desse alarme não deve ser desconsiderado pela população e que, nesses casos, é importante que os moradores busquem locais seguros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Entenda como funciona o aviso de 'alerta extremo' enviado pela Defesa Civil

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui