Escadaria Selarón, na Lapa, enfrenta problemas de segurança

O abandono na região assusta os visitantes e preocupa os comerciantes do local, que temem que fluxo de turistas diminua

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Escadaria Selarón, na Lapa (Foto: Valdimiro Ragazzini)

A tão atrativa e colorida Escadaria Selarón sempre atraiu muitos turistas, mas nos últimos anos, o descaso tem tirado um pouco do brilho que um dos principais pontos turísticos da Lapa sempre teve. Tombada em 2005 como patrimônio cultural da cidade, a escadaria está com peças quebradas ou faltando. Além disso, pequenos problemas na segurança preocupam os comerciantes do local e os visitantes. Vale lembrar que a escadaria é o terceiro ponto turístico mais visitado de todo o estado do Rio de Janeiro.

Estive na Selarón e fiquei preocupada. É um ponto importante do Rio de Janeiro, importante para o turismo, mas peca na segurança. Eu escuto falar de furtos, roubos… aí, já fico com medo de frequentar. E se eu estou vendo isso, pode ser que mais gente veja. Pode atrapalhar o comércio local, afastar turistas… é um lugar que precisa de cuidados”, afirmou Claudia Santos, moradora de Duque de Caxias, que é frequentadora do local e percebe os efeitos do descaso.

O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a Guarda Municipal, questionando sobre os problemas com a segurança no local. Em nota, eles afirmaram que há agentes bilíngues no escadaria, diariamente, para atender os visitantes:

“A Guarda Municipal mantém agentes bilíngues do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) atuando diariamente na escadaria Selarón para promover a segurança preventiva no ponto turístico e realizar o atendimento aos visitantes nacionais e estrangeiros.” 

Advertisement

O DIÁRIO DO RIO também entrou em contato com a Polícia Militar, mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta. Aliás, esta tem sido a conclusão de praticamente todas as questões colocadas pela redação à forca policial.

Especialistas em segurança pública consultados pelo DIÁRIO DO RIO analisam que o problema da criminalidade na região é facilmente contornável, uma vez que os crimes que ocorrem ao redor da Escadaria são pequenos, como pequeno tráfico de drogas sem armas, e alguns furtos. Seriam os chamados crimes de oportunidade, que normalmente se resolvem com simples patrulhamento. Também têm ocorrido danos ao mobiliário urbano, postes e luminárias na região. “O importante é agir enquanto é tempo e não deixar evoluir para o problema que temos no resto da cidade“, diz Adriano Nascimento, da empresa Gemma, que recentemente adquiriu três prédios na rua Joaquim Silva, onde começa a escadaria.

Dois dos prédios da Gemma, o 97 e o 97A, foram alugados a um restaurante e gastrobar recém-aberto no local. É um restaurante vegano que ocupa os 700m2 com linda fachada art nouveau, cuja obra de restauro tem chamado a atenção dos passantes ali na região. Num dos prédios viveu o ídolo do chorinho Jacob do Bandolim. A região é extremamente histórica.

Museu do Azulejo

Segundo informações do Blog do Ancelmo, do Jornal “O Globo”, na última sexta-feira (19/02), o secretário municipal de Turismo, Cristiano Beraldo, esteve na Escadaria Selarón, na Lapa. Após um longo período de abandono, agora, parece que o local será restaurado e se tornará ainda mais atrativo.

Isso porque a Prefeitura promete não somente restaurar o lugar criado pelo artista chileno Jorge Selarón (1947-2013), mas também transformar a área numa espécie de Museu do Azulejo. Ainda não há mais detalhes, mas a ideia empolga os comerciantes locais.

História da Escadaria Selarón

O artista chileno Jorge Selarón, que morava em frente à Escadaria, estava incomodado com o estado no qual o espaço se encontrava. Então, em 1990, iniciou os trabalhos de renovação da Escadaria. No início, era apenas uma atividade de passatempo, mas, com o passar do tempo, se tornou uma das grandes obras dele.

A Escadaria tem 125 metros de comprimento e 250 degraus. São mais de 2.000 azulejos coloridos colocados por Selarón, que passou a vender suas pinturas para financiar a revitalização do local. Após finalizar a obra, Selarón continuava a trocar alguns azulejos. Ele dizia que sua obra nunca estaria completa: “Este sonho louco e único só vai acabar no dia da minha morte”, afirmava o artista.

No início, os azulejos eram retirados de canteiros de obras e montes de resíduos urbanos que Selarón encontrava nas ruas do Rio de Janeiro. Porém, também existem azulejos doados por visitantes de todo o mundo. Hoje em dia, existem peças de mais de 60 países no local. Além disso, 300 peças foram pintadas à mão pelo artista, retratando uma mulher africana grávida. Ele afirmava ser um problema pessoal do seu passado.

Em maio de 2005, a Escadaria Selarón foi tombada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do RJ. Além da escadaria, existem outras peças de mosaico do artista espalhadas pelos Arcos da Lapa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escadaria Selarón, na Lapa, enfrenta problemas de segurança
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou guia de turismo do Rio e sinto em diser que o perigo existe e que ainda ontem dia 24/02/21 uma colega e todos os seus passageiros de uma Van de turismo foram assaltadas a mão armada ali nas proximidades da escadaria. Para mim é muito triste ter que confirmar essas notícias que infelizmente são veridicas.

    • Meu comentário foi ao bairro onde a escadaria se encontra. Os cartazes de FUI ASSALTO AQUI estão espalhados desde a adega do pimenta até a esquina do bar do Serginho, passando pelo acesso ao parque das ruínas! Já o acesso via rua Candido Mendes os próprios motoristas de lotada avisam aos turistas dos perigos. E recentemente houve um arrastão a luz do dia no bar do Gomes.

  2. Essa notícia tá mto estranha. Vou todos os anos ao Rio e fico hospedada na escadaria. Ela tá sempre limpa e bem cuidada pelas pessoas que moram lá. Não tem nenhum sinal de abandono. Assaltos acontecem na rua de cima ou de baixo cm em todo O Rio de Janeiro mas não com frequência e nem na escadaria. É bom checar as informações passadas para confeção dessa materia!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui