História da Escadaria Selarón

Terceiro ponto turístico mais visitado do Rio, a colorida e badalada escadaria é uma atração muito querida pelos jovens.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução internet, o artista e sua obra

Não dá para ir dar um passeio na Lapa sem passar na Escadaria Selaron, que começa na Rua Joaquim Silva. A história deste verdadeiro ponto turístico carioca é, relativamente, curta. Contudo, é rica e colorida. E poucas pessoas sabem, mas a Escadaria é o terceiro ponto turístico mais visitado do Estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Pão de Açúcar e o Corcovado!

O artista chileno Jorge Selarón, que morava em frente à Escadaria, estava bastante incomodado com o estado no qual o espaço se encontrava.

Então, em 1990, Jorge Selarón iniciou os trabalhos de renovação da Escadaria. No início, era apenas uma atividade de passatempo do artista. Mas, com o passar do tempo, se tornou uma das grandes obras dele, e se tornou conhecida por seu visual colorido e pelos diversos clips musicais, filmagens e fotografias que a retratam em destaque.

santa teresa cke História da Escadaria Selarón

“As pessoas passavam e zombavam de Selarón, enquanto ele colocava os azuleijos na Escadaria. No entanto, isso não o abalou. Muito pelo contrário. A Escadaria se tornou um dos grandes trabalhos de sua vida”, conta o pesquisador Douglas Marcelo da Costa.

Advertisement

A Escadaria tem 125 metros de comprimento e 250 degraus. São mais de 2.000 azulejos coloridos colocados por Selarón, que passou a vender suas pinturas para financiar a revitalização do local.

parte baixa da escadaria História da Escadaria Selarón

Após a obra finalizada, Selarón continuava a trocar alguns azulejos. Ele dizia que sua obra nunca estaria completa: “Este sonho louco e único só vai acabar no dia da minha morte”, afirmava o artista.

No início, os azulejos eram retirados de canteiros de obras e montes de resíduos urbanos que Selarón encontrava nas ruas do Rio de Janeiro. Porém, também existem azulejos doados por visitantes de todo o mundo.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Hoje em dia, existem peças de mais 60 países no local. Além disso, 300 peças foram pintadas à mão pelo artista, retratando uma mulher africana grávida. Ele afirmava ser um problema pessoal do seu passado.

Em maio de 2005, a Escadaria Selarón foi tombada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do RJ. Além da escadaria, existem outras peças de mosaico do artista espalhadas pelos Arcos da Lapa.

escadaria selaron rio de janeiro og História da Escadaria Selarón

Como disse no início do texto: Não dá para ir dar um passeio na Lapa sem passar na Escadaria Selaron, e os turistas parecem concordar com isso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Escadaria Selarón
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Tive a oportunidade de conhecer o local recentemente. Não conhecia essa história. Chama atenção os detalhes de cada azulejo e faz pensar na dimensão do trabalho do artista. Este feito deveria servir de exemplo para todos nós e principalmente para os moradores do Rio de Janeiro que se servem da cidade mas não valorizam o patrimônio histórico e natural que possuem. Ações como essa deveriam se espalhar por vários locais abandonados pelo povo e pelo poder público. Trabalho incrível como este que não se trata de pixação que enfeia a cidade e desvaloriza imóveis e empreendimentos comerciais. Quem ama a cidade e vive do que ela oferece deve também cuidar e ajudar a transformar. Parabéns ao grande artista e cidadão mais do brasileiro!!!!!

  2. De 1957 a 1964, morei na Rua Pinto Martins, uma curta via que começa na própria escadaria, naquele tempo chamada apenas Rua Manoel Carneiro. Era uma escadaria maltratada que ganhou luz e beleza nas mãos desse artista chileno.

  3. A marca do Selaron, através da qual ele assinava suas obras, é o desenho de uma mulata grávida com um filho no colo, muito legal. Quando virem tal desenho lembrem-se do Selaron.
    Em relação a escadaria, eu que trabalhava numa empresa, a DEGRAUS, que ficava do lado direito de quem subia a escada a cerca de 25 metros. Passava pelo Selaron e falava. “Fazer esses degrau é mole, quero ver fazer tudo”; ele respondia: “Eu vou fazer.”

  4. GERALMENTE QUEM CRITICA O OUTRO, É PORQUE NAO É CAPAZ DE REALIZAR NADA.ESSE SENHOR,NA MINHA OPINIÃO É UM GRANDE ARTISTA,E DEVE SER LEMBRADO SEMPRE!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui