Escola de Belas Artes da UFRJ suspende aulas no prédio da reitoria

A interrupção acontece devido a paralização de serviços como limpeza, luz e água. Alunos pedem verba emergencial para solucionar os problemas da instituição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

A partir desta quarta-feira, (14/09), a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspende as aulas no prédio da reitoria por causa de problemas com contratos de limpeza e manutenção dos elevadores. Segundo informações, do G1, a Instituição comunicou sobre a interrupção através de e-mails.

De acordo com alunos, os elevadores do prédio não funcionam há uma semana e no dia 6 de setembro, um dos elevadores do prédio ficou parado por cerca de 1h30 com dez estudantes dentro. Os frequentadores do prédio da reitoria ainda falaram, ao G1, que a unidade vem sofrendo com lixo espalhado e problemas de iluminação.

Clara Cividanes, aluna da UFRJ, relatou, ao G1, que a Instituição precisa urgentemente de uma verba emergencial para poder solucionar os problemas do prédio da reitoria. “Tem lixo espalhado pelos corredores porque a faculdade não tem dinheiro para manter a limpeza regular, problema de luz em muitas salas, sem luz, sem eletricidade. Nós não temos descarga no banheiro, não temos água para beber e lavar a mão. Os elevadores pararam de funcionar e nós temos alunos deficientes e gestantes que não tem condição de subir e descer escada”, conclui a aluna.

14,5%

Advertisement

A UFRJ tem sofrido com sucessivos cortes no orçamento e já tinha alertado que poderia interromper aulas por causa da falta de dinheiro. Em julho, a reitora da Universidade, Denise Pires, afirmou em coletiva de imprensa que a faculdade não teria como manter alguns serviços, como de água e luz, além de suspender a limpeza e segurança de prédios a partir de setembro.

Também em julho, a Universidade sofreu um bloqueio de 14,5% da verba de custeio e investimento. O bloqueio foi autorizado pelo Ministério da Educação no dia 27 de maio, 2022. O governo disse que o contingenciamento foi necessário para cumprir o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas públicas.

Denise, na época, lamentou os cortes e explicou que os bloqueios de verbas podem afetar o futuro de muitas gerações. “Os cortes são muito graves. O que foi feito coloca em risco o futuro das próximas gerações. Essas ações vão ter impacto para nossos filhos e netos”, disse a reitora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escola de Belas Artes da UFRJ suspende aulas no prédio da reitoria
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui