Escola estadual de Araruama se destaca com projetos de empreendedorismo e inovação

Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva colhe frutos com iniciativas que vão além da sala de aula

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, localizado em Araruama, na Região dos Lagos, tem se tornado um exemplo na rede estadual por sua vocação para o empreendedorismo e inovação. A escola desenvolve uma série de projetos que incentivam os alunos a explorar novas habilidades e a pensar além dos conteúdos tradicionais, promovendo um ambiente criativo e conectado com o futuro.

“Nossa escola tem como propósito a construção de cenários sustentáveis conectados a estratégias inclusivas”, afirma o coordenador pedagógico Felício Júlio de Azevedo Hungria, destacando o compromisso da unidade com a inovação e a sustentabilidade.

Entre as atividades que diferenciam o Ciep 148, estão projetos voltados para múltiplas linguagens, como a música e o desenvolvimento sensorial, além de iniciativas que exploram habilidades socioemocionais e a resolução de problemas. Essas ações ampliam as perspectivas dos alunos, indo além dos métodos convencionais de ensino.

“Mostramos aos alunos que nossas perspectivas de trabalho são mais abrangentes do que os modelos tradicionais. Incentivamos o uso de suas habilidades e competências para enxergar novas oportunidades em suas carreiras, sempre com foco na continuidade dos estudos e no desenvolvimento profissional”, explica a professora Thaiana Menezes, que leciona a disciplina de Oficinas Integradas.


Iniciativas que transformam

Além dos projetos empresariais, a escola também promove atividades mais lúdicas, como o coral, que se tornou um dos orgulhos da comunidade acadêmica. Para o professor de Filosofia e Projeto de Vida, Claudio Pecoraro, o diferencial da escola é plantar uma semente que desperta o interesse dos alunos pelas novas tecnologias e pelos caminhos viáveis que elas podem abrir em suas futuras carreiras.

Os alunos, por sua vez, têm se mostrado cada vez mais entusiasmados com as iniciativas. Thayane Santana, aluna da 3ª série do Ensino Médio no itinerário de Empreendedorismo, afirma que os projetos desenvolvidos foram essenciais para seu aprendizado: “Eles me proporcionaram a oportunidade de aplicar teoria na prática, desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe, além de explorar temas que nunca havia estudado. Essas experiências me prepararam melhor para o futuro, seja na vida pessoal ou no mercado de trabalho”, destaca.

Para Daniel Porto, aluno da turma 1001 no itinerário de Inovação e Mundo do Trabalho, os projetos da escola trazem uma abordagem inovadora de aprendizado: “Estudamos como países de primeiro mundo, como Finlândia, Japão e Estados Unidos, utilizam métodos mais práticos e descontraídos no ensino, com resultados positivos. É uma forma inovadora de chamar a atenção dos alunos e melhorar o desempenho”, observa.


Resultados expressivos

O esforço da equipe e dos alunos do Ciep 148 tem gerado frutos significativos. Em 2024, uma equipe da escola participou da Olimpíada Digital Senac, com 198 estudantes, conquistando o 13º lugar no ranking nacional. Além disso, uma aluna da unidade é a única finalista do estado do Desafio ‘Quero Ser Economista’, promovido pelo Conselho Federal de Economia.

O diretor da escola, Frank Duarte, resume a missão da unidade: “A gestão do Ciep 148 tem como foco o desenvolvimento de competências empreendedoras, utilizando estratégias inovadoras voltadas à resolução de problemas e criatividade”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escola estadual de Araruama se destaca com projetos de empreendedorismo e inovação

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui