Escolas privadas são as que menos apresentam bibliotecas, salas de leitura e quadras esportivas

O Instituto Rio21 está desenvolvendo uma série de análises dos dados divulgados pelo MEC e Inep sobre o Censo Escolar 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Banco de dados online

O Instituto Rio21 está desenvolvendo uma série de análises dos dados divulgados pelo MEC e Inep sobre o Censo Escolar 2022. Os dados foram coletados no próprio site do Inep, disponíveis no link. Já foi publicada uma matéria sobre o assunto, em que foi realizado um mapeamento do perfil dos alunos das escolas cariocas. Agora, trazemos algumas informações sobre a estrutura das escolas.

O incentivo à leitura e à prática de esportes são dois importantes aspectos que devem estar integrados ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A leitura, além de desenvolver a linguagem nos estudantes, também desperta nos alunos o interesse pela cultura de forma geral. O esporte, por sua vez, é importante não só pela saúde, mas também pela integração do aluno com os colegas e com o ambiente escolar.

Para que esses incentivos ocorram de forma plena, é importante que as escolas tenham espaços destinados a essas atividades, como bibliotecas/salas de leitura e quadras esportivas, por exemplo.

As escolas privadas são as que, percentualmente, menos apresentam bibliotecas ou salas de leitura. Comparativamente, o número de escolas federais na cidade é bem menor, mas todas são equipadas com bibliotecas e/ou salas de leituras:

Advertisement
image 12 Escolas privadas são as que menos apresentam bibliotecas, salas de leitura e quadras esportivas
Oferta de bibliotecas/salas de leitura, por tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

Um padrão semelhante ocorre no caso das quadras esportivas: 92% das escolas federais cariocas e 80% das escolas estaduais cariocas as possuem. Já no caso das escolas municipais e privadas da cidade, praticamente só metade possuem quadras esportivas:

image 9 Escolas privadas são as que menos apresentam bibliotecas, salas de leitura e quadras esportivas
Oferta de quadras esportivas, por tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

Naturalmente, é possível que os estudantes pratiquem esportes em outros espaços, como piscinas, por exemplo. No entanto, como as quadras são os espaços mais convencionais, estas foram o alvo de análise.

O Censo Escolar é uma importante ferramenta utilizada para orientar políticas públicas e melhorar a qualidade de ensino em todos os níveis: municipal, estadual, federal e também nas escolas privadas. A partir desses dados, o poder público e a iniciativa privada podem avaliar quais pontos devem ser melhorados e determinar quais são os meios mais eficazes para se alcançar uma educação de alto nível no país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas privadas são as que menos apresentam bibliotecas, salas de leitura e quadras esportivas
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. vdd mesmo na escola da minha sobrinha pensei q tivesse biblioteca, mas mal tem espaço na escola para salas de aula… leitura é extremamente importante para as classes iniciais…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui