Escorpiões-amarelos já picaram 86 pessoas no Rio de Janeiro; saiba como evitar ataques

O número equivale a 12% do registrado em todo o ano passado, quando 680 pessoas foram mordidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pelo menos 86 pessoas foram picadas por escorpiões-amarelos no estado do Rio de Janeiro em 2024. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde. O número representaa 12% do registrado em todo o ano passado, quando 680 pessoas foram mordidas. Os ataques acontecem em meio a uma infestação de escorpiões-amarelos em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e Porto Real, no Sul fluminense.

De acordo com o Poder Público, 25 pessoas ficaram em estado grave e 61 apresentaram quadro leve. A picada de escorpião pode causar sintomas como vermelhidão, inchaço e dor no local. Em casos raros, o paciente pode ter arritmias e parada cardíaca, o que pode levar à morte, principalmente de crianças,

Só em Búzios, o Instituto Vital Brazil coletou mais de 200 escorpiões-amarelos. A prefeitura identificou um terreno no centro da cidade como um dos focos da infestação. Já em Porto Real, o foco é no bairro Jardim das Acácias.

Como evitar a proliferação dos Escorpiões-amarelos

– Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas. e reforçar a limpeza dentro de casa.

  • – Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada.
  • – Colocar pano em frestas da porta e ter algum tipo de proteção nas janelas, como telas, sobretudo nos fins de tarde.

– Nas janelas, é importante que tenha algum tipo de proteção, como tela, assim como nos ralos das pias e dos banheiros. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escorpiões-amarelos já picaram 86 pessoas no Rio de Janeiro; saiba como evitar ataques

2 COMENTÁRIOS

  1. E a espécie mais mortal do Brasil. Excelentes dicas de cuidado na matéria. Porém é errado dizer que o escorpião ataca. Ele apenas se defende ferroando pessoas em situações de contato acidental em que se sente ameaçado, exprimido quando pisado, por exemplo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui