O Governo do Estado, convoca, na quinta-feira (18/07) mais 500 futuros policiais militares, que iniciarão o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. O grupo, que faz parte de um total de três mil concursados de 2014, está sendo chamado gradativamente ao longo deste ano, com o objetivo de recompor o efetivo de policiais da corporação. O CFAP possui cinco companhias de ensino, cada uma com capacidade de atender 500 alunos.
Os novos concursados chegam às 7h no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), onde recebem o Registro Geral, número que identifica o militar da Corporação e o acompanhará durante toda a carreira. Nesse primeiro mês, os alunos participam de atividades de adaptação, recebem instruções sobre as regras da vida militar e outras normas previstas no Regulamento Disciplinar e, ainda, aprendem o correto preenchimento de documentos administrativos.
Na próxima etapa, os formandos passarão a usar a farda da PM e vão cursar as disciplinas que constam na grade curricular, dividida em três módulos – Básico, Profissional/Jurídico e Complementar.
“O ingresso dos novos concursados ao CFAP é mais um importante passo para cumprir o nosso compromisso de recompor o efetivo da Corporação, que sofreu perda acentuada em decorrência da crise econômica e financeira que se abateu sobre o estado. Com total apoio do governador Wilson Witzel, estamos trabalhando muito para cumprir o calendário de convocação e formação de novos soldados. Devemos ressaltar nosso compromisso com a qualidade na formação dos futuros policiais”, disse o secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueredo de Lacerda.
Entre os diferenciais da formação de 2019 estão dois treinamentos adicionais: porte velado de armas, para que os agentes possam atuar com mais segurança durante os períodos de folga; e capacitação de tomada de decisão, com utilização de simulador em um ambiente virtual. Com a ferramenta, é possível treinar os futuros policiais militares a agirem com rapidez em situações de estresse intenso.
A primeira turma, com 390 novos PMs, se formou no último dia 26 de junho no CFAP. Ao longo de 2019, outras quatro turmas de 500 concursados também ingressarão na corporação.
Sem contar que muitos desses policiais são ou tem ligação com a milícia.
– É como colocar o lobo para cuidar do galinheiro.
Conseguiria o mesmo número, já treinados, se convocasse o retorno da centena de policiais cedidos à Alerj, ao TCE, ao MP e ao TJ, além de algumas dezenas a outros órgãos, incluídos municipais.
Ao contrário do concurso, não gastará mais. Pois no caso de cedidos, eles ganham de um orgão como do outro, acumulando vencimentos. Tem muito policial ganhando de R$ 15 mil a 30 mil com isso – dependendo da patente.