Estado do Rio lança projeto de gestão da Economia Azul – BlueRio

Lançado pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, BlueRio é um programa colaborativo de economia azul pioneiro na América Latina,

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro deu mais um passo na construção de um futuro mais sustentável: por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, o governo lançou o projeto de gestão da economia azul do estado em parceria com a OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Com um investimento de 14 milhões, a iniciativa tem como objetivo geral regulamentar e implementar a gestão deste setor econômico como uma política pública estratégica para o Rio de Janeiro.

O primeiro eixo do projeto é o BlueRio, programa colaborativo de economia azul pioneiro na América Latina, lançado nesta segunda-feira (17/4) pelo governador em exercício, Thiago Pampolha. Em evento no Palácio Guanabara, os diversos atores envolvidos explicaram que o projeto irá reunir startups que tenham soluções inovadoras e sustentáveis para os principais desafios fluminenses da economia marítima.

Segundo Thiago Pampolha, que também é secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, haverá um esforço conjunto para que todos os setores da sociedade se envolvam com as empresas e startups na mais nova missão do Rio de Janeiro. “O Blue Rio vem ao encontro do momento estratégico que o nosso estado atravessa, com grandes investimentos em políticas ambientais e sinergia entre desenvolvimento econômico e a adaptação às mudanças climáticas. Estamos novamente colocando o território fluminense em uma posição de vanguarda, não somente no Brasil, mas também na América Latina“, afirmou Pampolha.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, responsável agora também pelo Blue Rio, desenvolve diversas ações em concordância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre elas, o Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh), o Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), o Sanear Guandu, as políticas para água de reúso e logística reversa, e o Ambiente Jovem, o maior programa de educação ambiental do Brasil.

Advertisement

A nova iniciativa do Governo do Estado é inédita na América Latina. O projeto, inspirado em iniciativas de sucesso ao redor do mundo, já reúne diversas empresas parceiras nacionais e internacionais, como a GALP, a Oceanpact, Vibra Energia, Águas do Rio e outras. O BlueRio é uma parceria da pasta ambiental com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio lança projeto de gestão da Economia Azul - BlueRio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui