Nos últimos dias tomou corpo um movimento que eu apoio, a interdição do Viaduto do Joá. Pela foto ao lado acho que nem preciso dizer o porquê, simplesmente o viaduto que liga a Barra à Zona Sul (e o contrário também, engraçadinhos) está se desfazendo. Conheço gente que simplesmente não usa mais ele e ando pensando no mesmo.
O pessoal do Meu Rio já iniciou a sua pressão, as últimas funcionaram (Aldeia Maracanã e Escola Municipal Frienderich) e a pela interdição do Joá precisa ter mais gente pressionando (vai lá é fácil). Apesar das medidas tomadas pela Prefeitura do Rio, como tirar os caminhões e diminuir a velocidade máxima no elevado, essas medidas não são suficientes para impedir que a estrutura desmorone. Diversos engenheiros já afirmaram que a estrutura está condenada e representa um risco para todos que passam por ali.
O Jan do Caos Carioca também falou hoje sobre o elevado e o recálculo das obras paliativas dos R$ 7 milhões de dezembro para R$ 70 milhões hoje. Mais fácil construir um novo, do que gastar todo esse valor, no que Jan chama de uma gambiarra, que é a instalação de vigas de aço debaixo dos deques das pistas, e essas vigas apoiadas em estruturas que serão adicionadas nos pórticos e pilares atuais. Jan continua:
Paralelamente a prefeitura pretende a construção de um novo elevado e dois novos tuneis que adicionem mais duas pistas à via que vive saturada e abandonou a ideia de uma ciclovia entre a Barra e São Conrado (afinal de contas mobilidade verde somente é importante nos planos de marketing da prefeitura, e não no planejamento de transporte).
A interdição vai gerar um grande, enorme, gigantesco problema para todos os cariocas. O trânsito que já é péssimo, vai ficar insustentável. Mas aqui vai uma questão muito mais séria, não está na hora de repensar o transporte no Rio de Janeiro? Se for fazer um novo viaduto, por que não com um espaço dedicado a um VLT???? Seria o primeiro passo para diminuir o uso do transporte rodoviário em nossa cidade.
Mas, enquanto isso, Eduardo Paes prefere derrubar a Perimetral por razões estéticas… vai entender.