A estudante Maria Letícia Barreto Silva, de 17 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Ciep 056 Custódio Siqueira, em Campos dos Goytacazes, foi selecionada para integrar uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto, que investiga a mídia no interior do estado, oferece à aluna uma experiência enriquecedora em iniciação científica, com uma bolsa de pesquisa.
Experiência transformadora
Maria Letícia já começou a participar das reuniões do grupo de pesquisa e está desenvolvendo atividades como leitura de materiais teóricos e registro em um diário de campo.
“Tem sido uma jornada incrivelmente surpreendente para mim. Isso também influencia bastante na minha futura carreira acadêmica e acrescenta pontos indiscutíveis ao meu currículo. Cada nova atividade nesse campo expande minha mente e me coloca à frente do meu tempo, fornecendo uma vantagem que nem todos têm acesso” afirmou a jovem.
A pesquisa, coordenada pela Profª. Dra. Jacqueline Deolindo, busca analisar como os bairros, distritos e partes da cidade de Campos são representados em perfis locais do Instagram. O objetivo é identificar as áreas mais visíveis e aquelas que permanecem invisíveis na mídia local.
“O mais bacana é o intercâmbio entre as experiências escolares de Letícia e a pesquisa acadêmica. Ela é muito aplicada, tem se dedicado à leitura, ao diário de campo e à observação. Em breve, participará de um seminário do mestrado para apresentar os avanços de sua investigação”, destacou Jacqueline.
Processo seletivo e apoio escolar
O perfil de Maria Letícia chamou atenção pela sua disciplina voltada à pesquisa, ministrada no Ciep 056, que lhe deu noções iniciais de metodologia científica. A seleção foi feita por meio de uma entrevista, e a estudante iniciou sua atuação na pesquisa sob a supervisão da professora Lenitha Lima, responsável por projetos de extensão e voluntária na UFF Campos.
“Acompanhar de perto o rendimento da Maria Letícia tem sido uma experiência nova e muito gratificante. Esse processo está contribuindo imensamente para sua formação acadêmica e será um diferencial quando ela ingressar na faculdade”, comentou Lenitha.
Apresentação no PPGDAP
No próximo dia 10 de dezembro, Maria Letícia apresentará sua parte da pesquisa no PPGDAP. O programa é reconhecido por fomentar debates críticos sobre desenvolvimento e suas dimensões local, regional e global, com ênfase nas consequências sociais e políticas.
A diretora-geral do Ciep, Rita de Cássia Pacheco Rangel, celebrou a conquista da aluna:
“Nós, do Ciep 056, estamos muito orgulhosos de Maria Letícia. Essa experiência representa uma aprendizagem significativa que certamente fará a diferença em sua formação acadêmica”.