Estudantes cariocas vencem JA Startup com projeto de inteligência artificial para agricultores

Solução sustentável foi premiada em competição nacional e levará jovens ao Vale do Silício

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um grupo de estudantes do Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar na JA Startup 2024, competição promovida pela Junior Achievement Brasil (JA) e pela StartSe. O projeto vencedor, chamado “Gaia”, utiliza inteligência artificial para oferecer soluções sustentáveis a pequenos agricultores, fortalecendo a bioeconomia e promovendo práticas agrícolas eficientes.

O projeto vencedor

O “Gaia” é um sistema de inteligência artificial acessível via WhatsApp, desenvolvido pelos estudantes Wellington Moura (28), de Anchieta, Zona Norte do Rio; Arthur Miranda Lacerda (21), de Bangu, Zona Oeste; ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Darlan Gabriel Leite Silva (27), de Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

O sistema oferece:

  • Monitoramento em tempo real de dados agrícolas.
  • Recomendações personalizadas para melhorar a produtividade de forma sustentável.
  • Uso de dados via satélite para profissionalizar pequenos agricultores.

O modelo de negócios é baseado em assinaturas mensais, com uma versão gratuita limitada, e busca expandir seu alcance por meio de parcerias estratégicas e programas de recomendação.

Reconhecimento e premiação

A premiação aconteceu durante o Silicon Valley Web Conference (SVWC), maior evento de inovação da América Latina. Os estudantes receberam:

  • R$ 10 mil em prêmios.
  • Mentorias com especialistas para desenvolvimento do projeto.
  • Passagens aéreas para dois integrantes participarem de uma imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovida pela StartSe.

Foco em soluções climáticas

Em sua quinta edição, o programa JA Startup teve como tema central os desafios climáticos e ambientais, incentivando ideias inovadoras para problemas globais.

“Essa conquista mostra como a educação empreendedora pode transformar ideias inovadoras em soluções concretas para desafios globais. Com apoio e direcionamento certos, os jovens podem liderar mudanças significativas”, afirmou Pedro Englert, presidente do conselho diretor da JA Brasil e sócio da StartSe.

Sobre o programa JA Startup

Criado em 2019, o JA Startup mobiliza e premia startups que apresentam soluções inovadoras para questões sociais e ambientais. A competição já impactou milhares de jovens empreendedores, incentivando-os a desenvolver projetos com impacto positivo na sociedade.

Junior Achievement no Brasil

Com mais de 100 anos de história, a Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais do mundo, presente em mais de 100 países. No Brasil há quatro décadas, a JA já alcançou mais de 6 milhões de jovens, oferecendo experiências práticas de aprendizado em empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudantes cariocas vencem JA Startup com projeto de inteligência artificial para agricultores

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui