Estudo da UFRJ diz que candidatos têm feito promessas que não podem cumprir no RJ

Algumas promessas chamaram atenção dos pesquisadores, como a de estatizar toda a rede privada de hospitais ou oferecer tarifa zero em transportes de aplicativos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada UFRJ

Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre as eleições de 2024 apontou que candidatos a vagas em Câmaras Municipais e Prefeituras têm feito promessas que fogem de suas competências. Algumas promessas chamaram atenção dos pesquisadores, como a de estatizar toda a rede privada de hospitais.

Outra proposta mapeada pelo grupo da UFRJ é a de estatizar 100% da Petrobras, o que sequer passa pelas prefeituras e é de competência federal. Uma outra promessa é a de construir recifes artificiais nas praias para acalmar as ondas. Todas essas são promessas feitas, mas que não poderão ser cumpridas porque não cabem ao poder municipal.

Cientistas do Laboratório de Eleições, Partidos e Políticas comparadas da UFRJ analisaram planos de governo dos candidatos do Rio e de cidades da Região Metropolitana e do interior do RJ. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o diretor da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) também tiveram acesso às propostas.

A universidade destaca no estudo que é importante o eleitor ter atenção crítica às propostas de candidatos dos seus municípios na hora de votar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudo da UFRJ diz que candidatos têm feito promessas que não podem cumprir no RJ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui