A cantora e compositora Leci Brandão, considerada uma das matriarcas do samba, possui quase 50 anos de carreira que vão muito além da música e que envolvem resistência, luta política, feminista e antirracista. Para celebrar a obra e a relevância da artista no cenário cultural brasileiro, a Timoneira Produções apresenta o evento “Os Tempos de Leci – Uma Homenagem à Leci Brandão” que será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro, integrando a programação do Novembro Negro, com shows gratuitos de cantoras e compositoras negras que vão interpretar Leci, além de músicas do repertório individual de cada uma. O evento contará ainda com uma programação de bate-papos virtuais.
A idealização e curadoria do evento ficou por conta de Ana Beatriz Silva, Mariana Campos e Marina Íris que desenvolveram a ideia com o objetivo de homenagear Leci Brandão e de criar conexões entre gerações de mulheres negras que ultrapassam os limites da música, buscando viabilizar pautas e mudanças nas realidades artísticas, políticas e sociais por meio do samba e da obra da artista.
“Nossa expectativa é ofertar ao público uma programação que não só enaltece a grandeza de Leci Brandão, mas também difunde o trabalho de cantoras grandiosas que têm movimentado o cenário do samba na cidade do Rio de Janeiro, reafirmando esse espaço como um espaço plural e diverso. Essa homenagem se configura como uma oportunidade de celebrar a vida e a carreira de Leci Brandão, bem como de reunir artistas de distintas gerações que dialogam com a essência de uma das principais reivindicações da atualidade, a representatividade, elemento chave frente aos significados presentes na trajetória de Leci”, afirma Ana Beatriz Silva, uma das idealizadoras.
Outro destaque do evento é a programação de rodas de conversa virtuais com Benedita da Silva, Dani Balbi, Jack Rocha e Cris Pereira, que serão exibidos no canal da Timoneira Produções no YouTube, que também vão dialogar com a obra da artista, permeando a temática do samba e da política, buscando refletir os significados que a artista traz para as novas gerações de mulheres.
“Acreditamos na importância de homenagear mulheres negras em vida, haja vista que vivemos em um país que ainda insiste em interromper e silenciar o potencial intelectual, político e artístico de mulheres negras em seus espaços de atuação”, diz Mariana Campos, idealizadora do projeto.
Programação Completa
Dia 23/11- 19h – Bate-papo “Mulheres no Samba: vozes e elos matriarcais”
- Com Jack Rocha e Cris Pereira. Mediação de Maitê Freitas.
- Transmissão online.
- Dia 24/11
- 19h – Bate-papo “Mulheres na Política: cantando o samba e fazendo política”
- Com Benedita da Silva e Dani Balbi. Mediação de Maitê Freitas.
- Transmissão online.
- Dia 25/11
- 19h – Show
- Silvia Duffrayer e Luiza Dionizio no Centro de Referência da Música Carioca
Livre. Ingresso gratuito e solidário: retirada com 1 hora de antecedência e mediante a apresentação de 1 pacote de absorvente, que será doado posteriormente a mulheres em situação de vulnerabilidade menstrual.
- Dia 26/11
- 17h – Show
- Nilze Carvalho e Maria Menezes no Centro de Referência da Música Carioca
- Livre. Ingresso gratuito e solidário: retirada com 1 hora de antecedência e mediante a apresentação de 1 pacote de absorvente, que será doado posteriormente a mulheres em situação de vulnerabilidade menstrual.
- 19h – Show
- Marina Íris e Ana Costa, no Centro de Referência da Música Carioca
- Livre. Ingresso gratuito e solidário: retirada com 1 hora de antecedência e mediante a apresentação de 1 pacote de absorvente, que será doado posteriormente a mulheres em situação de vulnerabilidade menstrual.
- Serviço: Os Tempos de Leci – Uma Homenagem à Leci Brandão
- De 23 a 26/11
- Shows no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola dias 25 e 26/11
- Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca.
- 159 Lugares
- Indicação: Livre
- Atividades on-line no canal da Timoneira Produções no YouTube:
- https://www.youtube.com/channel/UCkGBm1HosSuQtTCVSleSZMA.
- Shows – Ingresso gratuito e solidário: retirada com 1 hora de antecedência e mediante a apresentação de 1 pacote de absorvente, que será doado posteriormente às pessoas em situação de vulnerabilidade menstrual.
- Para saber mais, siga a Timoneira Produções – Instagram: https://www.instagram.com/timoneiraproducoes/