Homenagear as mais velhas mulheres sambistas como uma das principais manifestações culturais populares brasileiras é um dos objetivos do 7º dia da Mulher Sambista, evento que acontece no próximo dia 16/04, no Centro do Rio. A iniciativa busca enaltecer o movimento dessas mulheres ao longo dos anos.
“A importância desta realização é nos aproximar e celebrar mulheres que constroem a cena do Samba, que a cada dia fica mais feminina. Nesse sentido vamos homenageá-las com a entrega de moções e placas para reforçar a importância dessa história de resistência e de luta que o samba representa e que não seria a mesma sem as mulheres.”, explica a parlamentar Thais Ferreira.
Na ocasião, será feita a entrega da Medalha Chiquinha Gonzaga para a Casa da Mulher Sambista, que desde 2019 tem desenvolvido atividades voltadas para a educação, cultura e fortalecimento feminino no samba, garantindo espaços de aprendizado e expressão artística para centenas de mulheres. Entre as principais ações, destacam-se as oficinas gratuitas de capacitação, com mais de 2.000 inscrições e 30 turmas presenciais, beneficiando 768 mulheres somente em 2023
Vale ressaltar que a realização do evento é uma parceria entre o Movimento das Mulheres Sambistas e das parlamentares Mandata Renata Souza e Mãedata Thais Ferreira, especialista em políticas públicas para Primeira Infância e Saúde das Mulheres, e que também possui atuação coletiva com foco nas pautas de Primeira Infância, Cultura e Economia Criativa, Direito à Cidade, Educação e Combate Irrestrito ao Racismo, além de Presidenta da Comissão da Criança e Adolescente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e atual presidente da bancada do Psol no Legistativo carioca.
SERVIÇO
Evento: 7º Dia da Mulher Sambista
Data e Horário: 16/04/2025- 19h
Local: Casa Savana- Rua Camerino, 162- Centro do Rio
Entrada Gratuita