O Pan 2007, Copa 2014, Olimpíadas 2016 e agora o Rio de Janeiro é candidato a organizar a Expo Mundial 2020. E seria uma excelente desculpa para dar continuidade a revitalização do Porto do Rio.
A Expo Mundial, também conhecido como Exposição Universal ou Feira Mundial, é o terceiro maior evento em termos de impacto cultural e econômico, logo após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. E vem sendo realizado nos últimos 150 anos.
A principal atração de uma Expo Mundial são os pavilhões nacionais, criado pelos países participantes. No Expo 2000 Hanover, cada país criou sua própria arquitetura, e o gasto médio por pavilhão foi de 13 milhões de Euros (mais de R$ 33 milhões). O próximo Expo será o Expo Xangai (China) que acontecerá de maio a outubro de 2010, e a estimativa é que tenha a participação de mais de 200 países e um público de 70 milhões de pessoas.
O Rio de Janeiro já teve uma Exposição Mundial, foi a Exposição Nacional de 1908 que aconteceu na Praia Vermelha. Do Fotolog de Luiz Darcy (Saudades do Rio):
Em menos de um ano construíram-se imponentes edifícios para abrigar estandes exibidores da produção econômica brasileira.
Montaram-se, ainda, dois restaurantes, um teatro, cervejarias e café, além de uma pequena via férrea, para que o público pudesse locomover-se em trenzinhos.
O antigo prédio da Escola Militar, construído na Praia Vermelha, no sopé do Morro da Urca, foi transformado no Palácio das Indústrias durante a Exposição de 1908.
O prédio já existente na Praia da Saudade, na atual Avenida Pasteur, que era sede de um estabelecimento de ensino militar, durante a Exposição Nacional abrigou o Palácio dos Estados e, depois, o Ministério da Agricultura. Atualmente, sedia o Museu de Ciências da Terra, sendo a única construção remanescente deste memorável evento
Além do Rio, que ainda não apresentou sua candidatou, São Paulo também está listada entre as cidades candidatas a sediar a Expo Mundial 2020.
- Copenhague, Dinamarca
- Houston, Texas, EUA
- Manila, Filipinas
- Montréal, Québec, Canada
- New York City, New York, EUA
- São Francisco, California, EUA
- Brisbane, Queensland, Australia