Exposição “Fullgás” celebra 35 anos do CCBB RJ com ampla mostra de artes visuais dos anos 1980

Mostra reúne 300 obras de mais de 200 artistas e reflete o impacto visual e social da década

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Edilson Viriato, sem título, 1993, Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) comemora seus 35 anos com a inauguração de uma exposição inédita intitulada “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, que será aberta ao público no próximo dia 2 de outubro. A mostra reunirá cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de diversas regiões do país, oferecendo um amplo panorama das artes brasileiras durante a década de 1980. Além das peças de arte, a exposição trará elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o contexto histórico e cultural daquele período.

A exposição busca conectar o público com uma geração que dedicou grande parte de sua energia não apenas à produção artística, mas também à construção de novos projetos de país e cidadania. Assim como a música “Fullgás”, de Marina Lima, que dá nome à mostra, a intenção é evocar a intensidade e a efemeridade que marcaram os anos 1980 no Brasil.

Com curadoria-chefe de Raphael Fonseca e curadoria-adjunta de Amanda Tavares e Tálisson Melo, a exposição foi concebida para ocupar todas as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ, além da rotunda, e será dividida em cinco núcleos conceituais, todos batizados com nomes de músicas emblemáticas da década de 1980: “Que país é este” (1987), “Beat acelerado” (1985), “Diversões eletrônicas” (1980), “Pássaros na garganta” (1982) e “O tempo não para” (1988). Cada núcleo aborda uma faceta da produção artística e cultural do período, abrangendo desde questões políticas e sociais até temas como futurismo, natureza e a passagem do tempo.

Um dos destaques da exposição será uma instalação com balões do artista paraense Paulo Paes, localizada na rotunda do CCBB. Segundo os curadores, o balão, por sua efemeridade, simboliza o caráter festivo e transitório da época. Outra atração será uma banca de jornal no térreo do CCBB, repleta de publicações da época, como revistas, vinis e gibis, que prometem transportar o visitante para o universo visual dos anos 1980.

Reflexão Ampliada Sobre a Década de 1980

A curadoria da exposição busca explorar os anos 1980 de forma abrangente, estendendo a linha do tempo do período entre 1978 e 1993, além da definição tradicional de uma década. Assim, “Fullgás” abrange desde o final do Ato Institucional 5, em 1978, até o ano seguinte ao impeachment de Fernando Collor, em 1993. O objetivo é refletir sobre as profundas mudanças culturais e estruturais que ocorreram no Brasil durante esse arco de 15 anos, que vai do fim da ditadura militar à redemocratização.

Os curadores ressaltam que a exposição pretende trazer à tona a produção artística de várias regiões do país, além de evidenciar que, fora do eixo Rio-São Paulo, diversos movimentos importantes ocorreram nesse mesmo período. Nomes como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson e Leda Catunda, além de artistas de outras partes do Brasil, como Jorge dos Anjos (MG), Kassia Borges (GO) e Sérgio Lucena (PB), estão entre os destaques.

A realização de “Fullgás” conta com o patrocínio da BB Asset, gestora de fundos do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A exposição estará em cartaz no CCBB Rio de Janeiro até o dia 27 de janeiro de 2025. Após essa data, “Fullgás” seguirá para outras unidades do CCBB em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, levando esse olhar único sobre a década de 1980 para outras regiões do país.

Serviço: Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil

2 de outubro de 2024 a 27 de janeiro de 2025

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Informações: (21) 3808.2020 | ccbbrio@bb.com.br

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB – bb.com.br/cultura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição "Fullgás" celebra 35 anos do CCBB RJ com ampla mostra de artes visuais dos anos 1980
lapa dos mercadores 2024 Exposição "Fullgás" celebra 35 anos do CCBB RJ com ampla mostra de artes visuais dos anos 1980
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui