Um dos estabelecimentos mais queridos pelos moradores da Zona Oeste do Rio, o Motel Carbonara vai fechar as portas depois de mais de 50 anos de funcionamento. O local dará lugar a um supermercado da rede Dom Atacadista.
Fundado em 1971, o Carbonara é o oitavo motel mais antigo do Brasil em atividade, o mais longevo estabelecimento desse tipo, também se encontra no Rio de Janeiro, é o Hotel Posto Treze, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, aberto em 1966.
Localizado no número 32238 da Avenida Brasil, o Carbonara conta com 50 quartos, sendo 22 suítes.
10 motéis baratos para você conhecer no Rio
Na publicação que anuncia o encerramento das atividades no Carbonara há mais muitos comentários lamentando o fato, mas de maneira bem-humorada:
“Não gostei. Carbonara é patrimônio histórico do bairro. Deveria ser tombado. É um polo importante no controle de stress e natalidade de Bangu. Devemos protestar!”
“Agora sim. A densidade populacional de Bangu diminui. Bangú vai deixando de ser mais quente”.
“70% da população de Bangu foi feita lá. Vai deixar saudades”.
Outros comentários se referiam, também com irreverência, a abertura do Dom Atacadista:
“Agora o Dom Atacadista trará emprego para aqueles que foram feitos dentro do Carbonara, a vida é mesmo um ciclo”.
“Vai dá no mesmo, vamos continuar pagando para comer”.
O Carbonara era tão tradicional que foi citado até na letra da música “Na casa do campeão”, em que a cantora Joyce ensinava a chegar na casa de Hermeto Pascoal, no Jabour, bairro da Zona Oeste.
“Pega a Avenida Brasil no km 32, quando à direita aparece o Motel Carbonara. Você vai ver uma placa indicando Bangu. Entra à direita na placa, passa por baixo do elevado e procura o Jabour”, diz o trecho da canção.
Antes chegava pra comer, agora é pra comer em casa.