Fechado para reforma desde 2018, Palácio Capanema pode ganhar andar exclusivo para obras de Oscar Niemeyer

A construção modernista da década de 40 planeja concluir sua revitalização ainda neste segundo semestre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Palácio Gustavo Capanema, localizado na Avenida Graça Aranha, entre o Castelo e a Cinelândia, no Centro do Rio, está prestes a ganhar uma nova funcionalidade. Depois de seis anos em obras, a construção modernista da década de 40 não apenas retomará suas funções como sede de órgãos do Ministério da Cultura, mas também será transformada em um centro de exposições.

O edifício, que se tornou um marco da arquitetura modernista no Brasil e no mundo, foi inaugurado em 1943 e projetado por um renomado grupo de arquitetos, incluindo Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Carlos Leão, Affonso Eduardo Reidy, Ernâni Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria do renomado arquiteto franco-suíço Le Corbusier. A arquitetura do Capanema é um exemplo exemplar do modernismo no país, com sua estrutura em pilotis e um pé-direito monumental de mais de nove metros no térreo.

Uma Nova Função

De acordo com o blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a revitalização do Palácio Gustavo Capanema incluirá a incorporação de um andar exclusivo dedicado a exposições, com a possível inclusão de um espaço dedicado ao acervo do próprio Oscar Niemeyer. Jaime Zettel, conselheiro da Fundação Oscar Niemeyer, está liderando as negociações para trazer essa coleção valiosa para o edifício, que ocupa um quarteirão inteiro no Centro do Rio e apresenta uma praça pública no térreo devido ao seu projeto em pilotis, permitindo a passagem desimpedida de pedestres. No nível térreo, a construção inclui um auditório e uma marquise projetada por Roberto Burle Marx, que complementa o terraço-jardim do prédio.

Desde 2018, o Palácio Gustavo Capanema está fechado para reformas, com a previsão de conclusão das obras para o segundo semestre deste ano. A recuperação do prédio não é apenas uma questão de preservação arquitetônica, mas também uma tentativa de reconhecer sua importância global. Há planos para solicitar à Unesco o reconhecimento do edifício como Patrimônio Mundial Cultural, uma medida que reforçaria ainda mais seu status como um ícone da arquitetura do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fechado para reforma desde 2018, Palácio Capanema pode ganhar andar exclusivo para obras de Oscar Niemeyer

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui