Festa da padroeira dos comerciantes do Rio vai ser comemorada no Domingo (8/9)

Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores será celebrada na igrejinha da rua do Ouvidor. A Festa da Padroeira será comemorada pela Irmandade que mantém o templo com uma Missa Soleníssima, que contará com uma grande orquestra e coral, ao meio dia. No sábado, a grande comemoração será pelo Dia da Pátria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Coral da Igreja dos Mercadores se tornou uma atração a mais para quem gosta de programas religiosos e culturais no Centro da Cidade nos finais de Semana.

O fim de semana vai ser de festas – religiosas! – na rua do Ouvidor. Neste próximo domingo, 8 de setembro, às 12h, a histórica Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores promove, na sua Igrejinha da rua do Ouvidor, a festa religiosa da padroeira dos comerciantes do Rio de Janeiro, que dá nome à instituição que existe desde 1743 na mesma esquina, juntinho ao Arco do Teles. O templo reabriu em 2023 após 4 anos fechado, recebeu um trabalho minucioso de recuperação e restauro, e voltou a se tornar um dos mais queridos da cidade, ficando especialmente conhecido por suas missas de final de semana, sempre com Coral, Orquestra e o uso de objetos litúrgicos históricos, assim como pela celebração em língua latina. Também neste sábado, 7 de setembro, a igreja celebrará o Dia da Independência com a Missa Solene pelo Santo Anjo da Guarda do Brasil, uma outra histórica devoção católica.

Cada vez mais tem se falado no projeto Reviver Centro – e em todas as iniciativas que tem levado não só os cariocas como os turistas a visitar a região central da cidade, com foco nas suas iniciativas culturais cada vez mais efervescentes – mais de 30 novos estão pra ser inaugurados na região da igrejinha – igrejas históricas, edificações notáveis, feiras, bares e restaurantes. Tudo isso tem levado a um impactante renascimento do comércio e da gastronomia na região, ao mesmo passo em que avançam as iniciativas de ordenamento urbano, consideradas necessárias pra um saudável impulso ao comércio. Com isso tudo, muitos dos comerciantes que sobreviveram à crise econômica e à pandemia acabam ligando sua resiliência à história da Igrejinha, que, fechada por muitos anos, foi restaurada e acabou reinaugurada com uma grande festa a 10 de junho de 2023.

Eventos no Sábado e no Domingo

É em meio a este clima de renascimento que a Igreja dos Mercadores comemorará no Domingo a Festa de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, a Padroeira dos Comerciantes, santa católica de devoção dos mascates, mercadores e lojistas. A data festiva será comemorada em grande estilo, segundo o provedor da Irmandade. “Teremos uma missa solene com um coral completo, uma grande orquestra, liderada pela soprano Juliana Sucupira“, explica Claudio André de Castro, empresário do ramo imobiliário, que conduz a iniciativa e está à frente da igreja. A festa foi celebrada pela primeira vez há 281 anos, explica Castro, sendo suspensa apenas enquanto a Igreja ficou fechada, e, após uma concorrida edição no ano passado, volta, mais caprichada do que nunca. Durante as celebrações deste ano, serão utilizados objetos sacros que fazem parte da história do Rio. A cruz processional, o cálice, as navetas e turíbulos utilizados durante o ritual são relíquias do século XVIII, e serão usados especialmente no sábado e no dia da padroeira. Os tocheiros bicentenários recuperados pela Polícia Federal e pelo Iphan por iniciativa de Castro – estavam à venda numa Casa de Leilões em Copacabana – também serão utilizados nas missas deste final de semana. Será dada uma benção especial aos comerciantes, mascates e mercadores, e será apresentada as versões da Medalha dos Mercadores, cunhada com a imagem da santa especialmente para a festa, e poderá ser adquirida na ocasião, em três tamanhos diferentes.

No Sábado 7/7, tem o “esquenta” da Igrejinha. Também ao meio dia, será celebrada Missa Solene em honra ao Dia da Pátria, com orações ao Anjo da Guarda do Brasil, uma tradição desde os tempos da monarquia. Celebrando a festa da Independência nacional, o calendário litúrgico antigo – talvez poucos o saibam – apresenta a festa do Santo Anjo da Guarda do Brasil. Somente dois países têm a tradição de celebrar oficialmente os seus respectivos anjos da guarda, a saber: Portugal, a 10 de junho, e o Brasil, a 7 de setembro. A antológica festa do Anjo da Guarda do Brasil será celebrada pela primeira vez em décadas no templo dos mercadores. O grande Coral irá entoar a versão original do hino brasileiro – hoje chamado da Independência – com suas estrofes cantadas da mesma forma que se fazia no século XIX.

53918977 589f 46e2 bb65 2fbf7216ea2b Dia da Padroeira dos Comerciantes será comemorado em Missa com canto lírico e música no Centro
As medalhinhas de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Padroeira dos Comerciantes, foram cunhadas pela Irmandade dos Mercadores especialmente para a festa neste dia 8/9. Cada medalha será vendida na secretaria da igreja, e traz a figura da Virgem Maria e da menina pastora que, segundo a tradição, encontrou a imagem da Virgem da Lapa numa gruta, e voltou a enxergar. Há mais duas versões da medalha

Padroeira dos Comerciantes

“Depois de tudo que passamos aqui, a pandemia, o abandono do Centro da Cidade, a crise, a obra do VLT, se estamos de portas abertas e prontos pra outra só pode ser por conta de uma força superior; justo no momento em que tudo começa a voltar ao normal a Igreja dos Mercadores foi reaberta? Nem bala de canhão derrubou a Igrejinha, e isso tudo não é coincidência“, brinca Maria Izabel Castro, comerciante do ramo de materiais de construção e membro do Conselho de Renovação do Centro da Cidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro, que tem freqüentado as celebrações do templo católico.

2d4fea5e 1887 4ec6 ba77 53126cc19467 Festa da padroeira dos comerciantes do Rio vai ser comemorada no Domingo (8/9)

Reza uma lenda famosa no Centro que um comércio novo que abre na cidade só dá certo mesmo se tiver a bênção da Senhora dos Mercadoresque até 1750 ficava num oratório na rua do Ouvidor, e agora fica no altar da Igreja“, disse ao DIÁRIO  o engenheiro Wagner Victer, ex-presidente da CEDAE e algumas vezes secretário de estado, confessando que muitos dos sucessos da sua gestão à frente da companhia, à época, foram frutos de pedidos à velha devoção católica portuguesa. “Na verdade, as bênçãos aos comércios são extremamente requisitadas na Irmandade, pois a devoção à Nossa Senhora da Lapa nasceu no Rio entre mascates e comerciantes. Por isso muitos têm nos visitado desde a reabertura e pedido as bênçãos, e querem comprar as medalhinhas“, diz o Padre Victor Hugo, diretor espiritual da irmandade, que celebra em latim todos os domingos na igrejinha. O que se sabe com certeza mesmo é que a grande imagem de mármore que foi atingida por uma bala de canhão na revolução de 1893 caiu de uma altura de 25m e sofreu danos mínimos. Agora, a história de proteção aos comerciantes parece estar funcionando novamente; e reverberando. Cada vez mais visitantes querem ver o projétil e a estátua, na sacristia do templo.

As cerimônias – tanto de sábado quanto de domingo – prometem reunir apaixonados pela região central da Cidade e pelo patrimônio histórico, além dos católicos e comerciantes em geral. A igreja é tombada pelo Iphan desde 1937, e foi totalmente restaurada em tempo recorde: “fizemos obra na Igreja, e não de Igreja”, diz o provedor, nomeado por Dom Orani como responsável pela Irmandade. Toda a animação em torno da reativação do imóvel histórico e da retomada de seus serviços religiosos, missas e casamentos, tem contagiado a região, e outras igrejas também passaram a abrir aos sábados e domingos, assim como reativaram o badalar de seus sinos.

Santo Anjo da Guarda do Brasil

São Tomás de Aquino, chamado Doutor Angélico pelos católicos e que escreveu um magnífico tratado sobre os Anjos, ensina que não somente os homens, mas também as nações, as cidades e as instituições da Igreja, todos têm um Anjo da Guarda, que teria sido escolhido por Deus, para guardá-las e reger os seus destinos segundo a finalidade para a qual as constituiu. Por exemplo, em 1916 a tradição católica conta que apareceu aos três pastorinhos um Anjo que se denominou como Anjo de Portugal. Já o Anjo da Guarda do Brasil é historicamente celebrado todo dia dia 7 de setembro, muito honrado no período do Império. “Portanto podemos invocar com devoção a proteção do Santo Anjo da Guarda do Brasil”, explica o padre Vitor Pereira, que irá celebrar a Missa Solene do dia 7 de setembro. Existe até mesmo uma histórica oração ao anjo da guarda brasileiro, que será entregue impressa a todos os que comparecerem à celebração eucarística do dia da independência.

Café da Manhã Imperial antes da Missa

Para quem quer um programa mais completo que termine com a santa missa mas que contenha mais elementos históricos, o restaurante Sobrado da Cidade promove, no mesmo sábado, às 9 da manhã, o seu Café Imperial, que já faz parte do calendário de eventos da cidade. O estabelecimento da rua do Rosário recebe as pessoas para um desjejum que é um verdadeiro banquete, com uma mesa de café da manhã exatamente como se servia no século XIX – atenção para a rabanada com calda de vinho do Porto, que é um ponto alto. Durante o evento, uma historiadora explica as origens da gastronomia brasileira, e fala sobre a história do café da manhã nestas terras. Depois do delicioso banquete, um guia de turismo conduz todos os comensais – o limite é de 48 pessoas – por uma gostosa caminhada pela região do Paço Imperial e pelas ruazinhas da chamada “pequena Lisboa”, que termina exatamente ao meio-dia na porta da Lapa dos Mercadores. Neste dia, os que participam do café tem lugares reservados para assistir à Missa Solene, que celebrará o Santo Anjo da Guarda do Brasil. A música é apoteótica e o evento tem emocionado os participantes.

A irmandade realiza as missas em latim aos sábados e domingos, às 12 horas, e aceita reservas para casamentos, batizados, missas particulares e bênçãos particulares às lojas e aos estabelecimentos do Centro do Rio, além de estar aberta à visitação turística durante todos os dias da semana: de segunda a sexta, de 9h às 18h; sábados, de 9h às 17h; e, domingos, de 9h às 16h. Também são celebradas missas nos dias de semana, às 12:15 diariamente.

A igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é uma das mais antigas do Rio. Começou a ser construída em 1743, sendo inaugurada em 1750. Em estilo barroco, o templo foi ampliado nos anos 1860 com esforços dos comerciantes do Centro. Algumas curiosidades chamam a atenção de frequentadores e visitantes: o medalhão de pedra que orna a fachada da igreja foi encontrado após ter sido escondido dos franceses durante a invasão comandada por Villegagnon; na sacristia está a bala de canhão disparada pelo encouraçado Aquidabã durante a Revolta da Armada, em 1893; e, no último dia 23 de agosto, o relógio da fachada, que ganhou uma nova máquina da marca italiana Canonico Lagonegro (especializada em relógios de igrejas de todo o mundo), voltou a funcionar depois de 100 anos parado.

Serviço:

7/7
Festa do Santo Anjo da Guarda do Brasil
Missa Solene com Coral e Grande Orquestra
Sábado, 7 de Setembro, 12:00
Celebrante: Padre Vitor Pimentel Pereira
Rua do Ouvidor, 3

Café da Manhã Imperial
Café da Manhã, História da Gastronomia, Caminhada e lugar marcado para a Missa de 7/7
Sábado, 7 de Setembro, 9:00 (ou alternativamente, Segunda-Feira, 9/9, 9:00)
Endereço: Sobrado da Cidade – Rua do Rosário 34 – Centro – Rio de Janeiro\
Valor por pessoa: R$ 300,00* No pix ou cartão de crédito. (10% de desconto para cariocas com comprovante de residência)
Reserva e pagamento antecipados.

Estacionamento:
No sábado, o estacionamento ESTAPAR da Praca XV (Edifício da Bolsa) está aberto, além do Terminal Menezes Cortes; são 2 minutos de caminhada

8/9
Festa de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Padroeira dos Comerciantes
Missa Solene com Coral e Grande Orquestra
Domingo, 8 de Setembro, 12:00
Celebrante: Padre Victor Hugo Nascimento
Rua do Ouvidor, 35

Estacionamento:
Terminal Menezes Côrtes, 5 minutos de caminhada


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festa da padroeira dos comerciantes do Rio vai ser comemorada no Domingo (8/9)
lapa dos mercadores 2024 Festa da padroeira dos comerciantes do Rio vai ser comemorada no Domingo (8/9)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui