O nascimento do primeiro filhote de tamanduá-bandeira desde a inauguração do BioParque do Rio está movimentando as redes sociais. É uma fêmea pertencente a uma espécie ameaçada de extinção. Ela chegou ao mundo no mês passado, no dia 3 de novembro, e já está disponível para ser admirada pelos visitantes do zoológico.
E assim como os outros animais, o nome da filhote será decidido através de uma votação popular realizada por meio do Instagram do Parque. Na última terça-feira (05/12) foram divulgadas quatro opções: “Maria Cupim”, “Terra”, “Vênus” e “Formiga”.
Os interessados em participar podem acessar a publicação e comentar qual é a sua preferência. O período de votação se estenderá até quinta-feira (07/12).
Esta pequena tamanduá faz parte de uma espécie considerada vulnerável, inclusa na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O BioParque do Rio ressalta que os tamanduás-bandeira provavelmente já estão extintos em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Ciro Cruvinel, veterinário e gerente técnico do BioParque do Rio, destacou a importância da reprodução de animais em cuidados humanos para a preservação dessas espécies fora de seus habitats naturais. Ele expressou otimismo com o nascimento, considerando que, de acordo com a IUCN, a espécie está em estado vulnerável na natureza.
A filhote de tamanduá-bandeira, com pouco mais de um mês de vida, está atualmente no recinto Cerrado, recebendo todos os cuidados necessários de sua mãe, chamada Gaia.