Filipino que tentou limpar a Praia de Botafogo, agora trabalha para replantar árvores em Teresópolis

O projeto de Reyson P. Raymundo e mais cinco amigos consiste em restaurar o ecossistema, conservar a flora e a fauna da região e diminuir os efeitos das mudanças climáticas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rey trabalhando em Teresópolis

Em fevereiro de 2021, o DIÁRIO DO RIO fez uma matéria com o filipino Reyson P. Raymundo, o Rey, que declarando seu amor ao Rio de Janeiro e à natureza estava tentando limpar a Praia de Botafogo do lixo que se acumulava por lá. Os anos passaram, mas as difíceis missões do ambientalista que está no Brasil há quatro anos continuam.

Já bem mais ambientado à cidade do Rio e ao nosso idioma, Rey agora trabalha em ações de plantio em Teresópolis, na Serra Fluminense. O projeto Restauração Ecológica, da Natures, consiste em restaurar o ecossistema, conservar a flora e a fauna da região e diminuir as consequências das mudanças climáticas.

“Já começamos a plantar árvores nativas em áreas de Teresópolis. Nossa meta é que em cada bairro de Teresópolis sejam plantadas diferentes espécies de árvores nativas. No futuro, vamos educar as crianças e jovens sobre a importância das árvores nativas, compostagem orgânica e também aulas de inglês”, detalha Rey.

WhatsApp Image 2023 03 09 at 16.25.27 Filipino que tentou limpar a Praia de Botafogo, agora trabalha para replantar árvores em Teresópolis

Citando o projeto, Rey comenta a importância das árvores para evitar deslizamentos de terra em dias de fortes chuvas, situação, infelizmente, muito comum na Região Serrana.

Advertisement

Rey não está sozinho nessas ações em Teresópolis. Com ele, trabalham mais cinco pessoas Elias e Joy (também das Filipinas), Fred (da Alemanha) e Natasha e Diego, que são do Brasil. O Filipino não para nem nos dias dias de folga e também faz ações de limpeza no Canal do Marapendi e no Parque das Rosas, na Barra. “Vou lá durante os sábados, pois moro perto”, explica.

O projeto de Teresópolis começou no final do ano passado. A iniciativa ainda não tem site ou redes sociais, mas em breve a ideia estará na Internet para que mais gente conheça, participe e ajude.

“Lançaremos nosso site após o Web Summit, que acontecerá de 1 a 4 de maio de 2023 aqui no Rio de Janeiro”, conta o filipino. A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009 que virá ao Rio este ano.

Há quase dois anos, Rey falou ao DIÁRIO DO RIO: “Se há uma coisa que a humanidade tem em comum, é o nosso planeta. Podemos falar línguas diferentes. Podemos ganhar dinheiro do que outras pessoas. Podemos ter uma aparência e viver diferentes, agir de forma diferente e ter opiniões diferentes. Mas todos nós temos pelo menos uma coisa em comum… a Terra. A maioria das pessoas hoje em dia não se preocupa com o meio ambiente. Quanto mais não nos importamos com nosso meio ambiente, mais ele se torna degradado e poluído por contaminantes e toxinas que têm um impacto prejudicial à nossa saúde. Não precisamos ser especialistas, políticos ou milionários para salvar nosso planeta – todos podem ajudar a fazer sua parte pelo meio ambiente”.

As lutas de Rey, e de todo o planeta, continuam.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Filipino que tentou limpar a Praia de Botafogo, agora trabalha para replantar árvores em Teresópolis
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui