Tentando sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Fluminense recebe o Cruzeiro nesta quinta-feira (03/10), no Maracanã, em jogo que marca o reencontro com o técnico Fernando Diniz, atualmente comandando o time mineiro. A partida, válida pela 29ª rodada da competição, acontece às 21h30 (de Brasília).
Para o duelo, o atual treinador do Flu, Mano Menezes, tem os desfalques confirmados do lateral-esquerdo Diogo Barbosa e do centroavante Germán Cano, suspensos. Paralelamente, os zagueiros Thiago Silva, com um problema no calcanhar do pé esquerdo, e Ignácio, em fase final de recuperação de uma artroscopia no joelho esquerdo, são dúvidas, assim como o lateral-esquerdo Marcelo, que vem sentindo dores na panturrilha esquerda.
Em contrapartida, o zagueiro Felipe Melo, que estava suspenso na derrota por 1×0 para o Atlético-GO, no último domingo (29/09), em Goiânia, volta a ficar à disposição.
Com isso, uma possível escalação tricolor tem Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Felipe Melo), Thiago Santos e Gabriel Fuentes (Marcelo); Bernal, Martinelli e Ganso; Arias, Serna (Keno) e Kauã Elias.
Atualmente, o Fluminense é o 18° colocado no Brasileirão, com 27 pontos. Vale ressaltar que a equipe carioca tem um jogo a menos, contra o Athletico-PR, em casa, que ainda será marcado pela CBF.
Relação Flu-Diniz
Muito identificado com o Fluminense, onde também trabalhou como jogador, Fernando Diniz tem duas passagens pelo clube como treinador, sendo a primeira entre dezembro de 2018 e agosto de 2019.
Na segunda, considerada a mais marcante e que durou de abril de 2022 a junho de 2024, o Flu disputou 145 partidas sob o comando do técnico, com 73 vitórias, 30 empates e 42 derrotas, isto é, aproveitamento de 57,2%. Nesse período, o Tricolor carioca conquistou Campeonato Carioca (2023), Libertadores (2023) e Recopa Sul-Americana (2024).