Para quem ainda não conhece, já foi apresentado o modelo das medalhas do Pan do Rio, das quais espero fiquem muito das de ouro em casa. Para ver a imagem maior, é só clicar em cima.
Sobre a medalha, reproduzo a explicação do criador ao Globo online:
No total, 18 mil peças serão produzidas para o Pan, sendo 2.400 só de premiação. As demais são de participação. As medalhas são de liga de cobre e possuem um formato trapezoidal envolto por um acrílico que, segundo o criador, Ney Valle, representa um retângulo que se estende. Ainda para este, a forma arrojada remete à busca da superação dos atletas.
O retângulo é estático. Por isso, pensamos no trapézio, que leva ao movimento e é um design moderno. Tentamos agregar o valor simbólico da medalha com a modernidade do Pan do Rio. Em razão disso, usamos o acrílico, que dá uma certa leveza. Também, colocamos as fitas coloridas e com ondas, que lembram as praias cariocas – explica.
E as medalhas estarão bem seguras, depois de prontas (daqui a dois meses), elas serão levadas para o cofre da Casa da Moeda do Brasil, e de lá só saem quando os jogo começarem. É, estas medalhas podem não ser de ouro maciço (nunca são), mas devem valer muito mais do que se fossem de diamante…