Fred Luz cumpre agenda na Quinta da Boa Vista e apresenta propostas para a educação

No Dia das Crianças, candidato do Novo priorizou explicar à população presente na Quinta seus projetos para a área educacional do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fred Luz na Quinta da Boa Vista nesa segunda (12/10) - Foto: Divulgação

O candidato à Prefeitura do Rio Fred Luz (Novo) caminhou na manhã desta segunda-feira (12/10) pela Quinta da Boa Vista, tradicional parque da Zona Norte da capital fluminense, muito procurado pelas famílias para o lazer nos finais de semana e feriados, especialmente nesta data em que se comemora o Dia das Crianças.

Conversando com os frequentadores da Quinta, constatou que o parque está degradado em diversos pontos, por falta de conservação adequada. Sem contar que as duas maiores atrações – o Museu Nacional e o Zoológico – estão em obras. O primeiro em restauração após o grande incêndio que destruiu o prédio e boa parte do acervo. O segundo porque reabrirá com um novo conceito de exibição dos animais, a exemplo dos grandes zoos do mundo, depois de ser privatizado o que, segundo o candidato, se transformará numa atração bem melhor.

Na presença de muitas crianças, Fred Luz aproveitou para explicar aos pais suas propostas para a área da Educação.

”Infelizmente, o mau exercício do atual prefeito e dos que já passaram não garante que as crianças aprendam nas escolas. Isso é plenamente possível, a exemplo do que temos visto em cidades do Ceará e do Piauí. O Rio de Janeiro nunca teve um gestor, teve políticos que, quando não roubam, deixam roubar. Nossa proposta é que as crianças aprendam a ler e escrever no primeiro ano e que ao longo do ensino fundamental aprendam as matérias. Hoje, infelizmente, no nono ano, 81% das crianças não aprenderam”, disse o candidato.

No plano de governo de Fred Luz, a prioridade é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do primeiro ano do ensino fundamental, que aprendam a cada ano sem que sejam reprovadas (sem aprovação automática), e que, ao final de quatro anos do mandato, o ensino fundamental do Rio seja um dos melhores do Brasil. Hoje, ao final do 3º ano, 50% das crianças são analfabetas funcionais, isto é, são incapazes de compreender o que leem e, ao final do 9º ano, 81% não têm o conhecimento adequado.

Para colocar esta proposta em prática, a Prefeitura pode e deve aplicar as práticas de outras cidades brasileiras que já estão dando certo e aplicar três medidas essenciais: promover avaliações de dois em dois meses para identificar a necessidade de reforço escolar e aplicar este reforço imediatamente, sem esperar o final do ano; a partir desta prática, identificar necessidades de apoio e capacitação para professores e diretores das escolas; e estabelecer rotina de relacionamento com os pais e responsáveis pelos alunos para reduzir a evasão escolar e criar ambiente de colaboração para o aprendizado de seus filhos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fred Luz cumpre agenda na Quinta da Boa Vista e apresenta propostas para a educação

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui