Fundação Casa de Rui Barbosa lança projeto educativo em fevereiro com foco na literatura brasileira

O evento presencial será realizado às quintas-feiras, em sessões às 10h e 11h, no jardim histórico da instituição

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

PUBLICIDADE

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em Botafogo, dá início neste mês de fevereiro às atividades do núcleo Educativo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB). Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e promover o diálogo com diferentes públicos, o projeto terá atividades mensais ao longo de 2025, utilizando uma abordagem lúdica e integrativa. A estreia acontece com o “Clube de Leitura AMLB: Jardim Literário”. O evento presencial será realizado às quintas-feiras, em sessões às 10h e 11h, no jardim histórico da instituição.

A primeira edição, marcada para o dia 6 de fevereiro, apresentará obras de autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Machado de Assis, grandes narradores da Cidade Maravilhosa. Nos encontros serão lidos crônicas e poemas que celebram o Rio de Janeiro, obras que fazem parte do acervo do AMLB. Além das leituras, o evento apresentará documentos do acervo pessoal dos escritores que são preservados pela instituição e que dialogam com suas obras. O Educativo AMLB também desenvolve atividades lúdicas, como caça-palavras, jogos da memória, roteiros interativos e outras surpresas.

Iniciativa educativa para fortalecer a leitura

Para Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, “essa é uma ação fundamental para fomentar a leitura e disseminar conhecimentos, que é a missão da instituição”. Ele ressaltou ainda que, “a cidade do Rio foi eleita em 2025 a Capital Mundial do Livro pela Unesco, e esse é um desafio para todos nós, mostrar o potencial criativo, educativo e a nossa vasta produção literária.”

O Clube de Leitura do AMLB levará ao público documentos originais do acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, oferecendo a chance de conhecer materiais únicos que integram a memória literária brasileira. Os textos, curtos e leves, serão lidos e comentados durante as sessões, que são gratuitas mediante inscrição prévia por formulário online.

Atividades pedagógicas e calendário 2025

Segundo Maria de Andrade, chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da FCRB, “entendemos que o educativo é a alma de um museu plural que dialogue com as diversas camadas da sociedade, e queremos criar ações pedagógicas lúdicas, interativas e democráticas para o público. O calendário para esse ano prevê uma atividade por mês, sendo as ações alternadas entre visitas guiadas, clube de leitura e cineclube literário.”

Sobre o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB)

Criado em 1972, o AMLB reúne um dos maiores acervos literários do Brasil, com arquivos de 152 importantes escritores, como José de Alencar, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade. Além dos documentos, o museu preserva aproximadamente 2 mil peças museológicas.

Serviço:
Evento: Jardim Literário – Clube de Leitura AMLB
Datas: Todas as quintas-feiras de fevereiro
Horários: Sessões às 10h e 11h
Local: Jardim da Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita
Inscrições:https://pt.surveymonkey.com/r/B7Y6ZTW

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fundação Casa de Rui Barbosa lança projeto educativo em fevereiro com foco na literatura brasileira
lapa dos mercadores 2024 Fundação Casa de Rui Barbosa lança projeto educativo em fevereiro com foco na literatura brasileira

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui