O Rio tem mais de 1 milhão de árvores espalhadas pelas ruas, parques e praças. São mais de 140 espécies urbanas com características bem peculiares e que deixam a cidade mais bonita e muito mais viva. E para promover a boa relação do carioca com as árvores da cidade, a Fundação Parques e Jardins (FPJ) lançou o concurso fotográfico ‘Árvores do Rio’.
Depois do sucesso do Roteiro dos Ipês, que em três meses ultrapassou 200 pontos indicados pela população, o ‘Árvores do Rio’ em apenas quatro dias, desde o seu lançamento, já recebeu mais de 60 inscrições. São imagens que retratam a beleza do verde do segundo destino mais fotografado do mundo, segundo levantamento recente realizado no Reino Unido, referente às 145 cidades listadas como Patrimônio Mundial da Unesco.
“Não é um concurso que vai avaliar a qualidade técnica da imagem. É um desafio digital que tem o objetivo de mobilizar as pessoas para que fotografem a árvore preferida do seu bairro, da sua rua, do parque e da praça que frequentam”, observa o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale.
Inscrições
Para se inscrever, o participante precisa publicar uma foto da sua árvore preferida no Instagram com a hashtag #arvoresdoRio21. Cada pessoa pode participar com quantas fotografias quiser. A participação de visitantes e de turistas é bem-vinda, fotos antigas também valem. O importante é que a árvore fotografada esteja localizada na capital fluminense.
Imagem vencedora
Até as 23:59 do dia 15 de dezembro, a foto que obtiver o maior número de curtidas com a hashtag específica (#arvoresdoRio21) será a vencedora.
O autor da imagem campeã será convidado a gravar um vídeo com depoimento especial sobre a árvore, e as 21 fotografias mais curtidas irão participar de uma exposição fotográfica organizada pela Fundação Parques e Jardins. O resultado final será divulgado no dia 16/12/2021 no site da Prefeitura e nos perfis da FPJ nas redes sociais.