A Fundição Progresso, um dos espaços mais emblemáticos da Lapa — localizado aos pés dos Arcos —, teve seu futuro garantido com a sanção de uma lei que promove sua recuperação. O governador Cláudio Castro assinou a medida que visa garantir a continuidade do centro cultural fundado pelo produtor cultural Perfeito Fortuna na década de 80. O projeto, que se encontrava parado por seis meses, foi reativado graças ao trabalho do deputado Carlos Minc, que atuou como relator e articulador da aprovação.
Em uma conversa com Minc, Perfeito Fortuna expressou sua preocupação com a situação financeira da Fundição Progresso, que enfrentava uma dívida de R$ 4 milhões, acumulada durante o período da pandemia, quando a casa ficou fechada por 2 anos. O espaço paga um aluguel mensal de R$ 40 mil.
O projeto de recuperação foi elaborado pelo advogado da Fundição e inicialmente apresentado pelo deputado André Corrêa, mas, após seis meses sem avanços, Minc assumiu a articulação, modificando o texto e buscando a aprovação com urgência. “Consultamos o procurador da Alerj, Robson Maciel, fizemos ajustes e o projeto foi aprovado por unanimidade”, afirmou Minc.
Patrimônio Cultural do Rio
O prédio da Fundição, patrimônio histórico do Rio, foi originalmente a sede da Fábrica de Fogões Progresso, fundada no final do século XIX. Com o fechamento da fábrica em 1976 e a ameaça de demolição do edifício, um grupo de artistas e produtores ocupou o local em 1982 para evitar a destruição e transformar o espaço em um grande centro cultural. A viabilização desse projeto contou com um aporte do BNDES, no valor de 8 milhões de reais, permitindo a criação do centro cultural.
A Fundição Progresso, sob administrações como a de Márcio Galvão, Mauricio Sette, José Carlos Fernandes e Perfeito Fortuna, passou por diversas reformas e melhorias ao longo dos anos. O designer João Bird, atual diretor de arte, foi um dos responsáveis pela modernização da fachada e dos interiores do espaço, que já recebeu grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Cássia Eller, Lulu Santos, Pitty, Zeca Pagodinho, Jorge Ben Jor, entre muitos outros.
Atualmente, a casa de shows tem capacidade para acomodar até cinco mil pessoas.