G20 e os novos caminhos para mobilidade sustentável

Daniel Habib, diretor de Operações do MetrôRio, espera que o G20 no Brasil abra novos caminhos para expansão de projetos de transportes com menos impacto ao meio ambiente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Daniel Habib, diretor de Operações do MetrôRio

Em breve, o Rio de Janeiro sediará a Cúpula de Líderes do G20, uma oportunidade única para discutir os melhores caminhos para lidar com os desafios globais. Um deles, sem dúvida, é a mobilidade urbana e o impacto no meio ambiente.

A utilização de transportes de alta capacidade, como o metrô, são fundamentais para a construção de cidades mais inteligentes e acessíveis. No caso do Rio, por exemplo, em comparação a outros modais, o sistema metroviário tem a capacidade de transportar 1.800 pessoas por composição, retirando diariamente centenas de veículos das ruas.

Daniel Habib G20 e os novos caminhos para mobilidade sustentável
Daniel Habib

Por ser movido a energia limpa e renovável, o metrô é menos poluente do que os veículos movidos a combustível fóssil. Para efeito de comparação, a emissão de gases de efeito estufa por passageiros do metrô é 41 vezes menor que a dos automóveis.

A construção de linhas de metrô, trem e VLT trazem um grande retorno para sociedade, que vai muito além do transporte. A alta capacidade e longevidade desses modais fazem com que a sua implantação gere retornos imediatos para a população, por meio de um transporte rápido, seguro e regular, sem congestionamentos e sem emissões de poluentes.

Esperamos que a realização do G20 no Brasil abra novos caminhos para expansão de projetos de transportes com menos impacto ao meio ambiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp G20 e os novos caminhos para mobilidade sustentável

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui