Gabriel Monteiro deixa prisão após mais de um ano detido e terá restrições judiciais

Ex-vereador Gabriel Monteiro é libertado após decisão do STJ, mas seguirá com tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares impostas pela Justiça do Rio.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Gabriel Monteiro em discurso na sessão plenária da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Foto: Flávio Marroso)

A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta sexta-feira (21) a libertação do ex-vereador Gabriel Monteiro, que estava preso desde novembro de 2022 por suspeita de estupro. A decisão atende a um habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). As informações são do portal Tempo Real.

PUBLICIDADE

A sentença foi assinada pela juíza Renata Guarino Martins, da 34ª Vara Criminal da capital, e determina que o ex-parlamentar deverá cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o município do Rio de Janeiro e de manter contato com pessoas envolvidas no processo. Gabriel também deverá comparecer periodicamente em juízo.

O alvará de soltura foi enviado para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), no Complexo de Gericinó, onde ele estava detido.

Monteiro responde por uma série de acusações. A prisão que motivou sua detenção foi decorrente de uma denúncia do Ministério Público Estadual, segundo a qual ele teria estuprado uma mulher em julho de 2022, após deixarem uma casa noturna. A vítima relatou que foi trancada em um quarto, ameaçada com arma de fogo e violentada sexualmente.

Além desse caso, o ex-vereador foi denunciado em outras quatro ocasiões:

  • Abril de 2024: por abuso de autoridade, ao invadir dois centros de acolhimento infantil e gravar vídeos para suas redes sociais;
  • Maio de 2023: por perseguir e desacatar um superior hierárquico;
  • Junho de 2022: por importunação e assédio sexual contra uma ex-assessora;
  • Abril de 2022: por filmar relação sexual com uma menor de idade.

Gabriel Monteiro teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal do Rio por quebra de decoro parlamentar. Com a nova decisão judicial, ele passa a responder aos processos em liberdade, mas segue sob rigorosas condições impostas pela Justiça.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Gabriel Monteiro deixa prisão após mais de um ano detido e terá restrições judiciaisddr newsletter Gabriel Monteiro deixa prisão após mais de um ano detido e terá restrições judiciais

8 COMENTÁRIOS

  1. Gabriel foi preso em 07/11/2022, ou seja, 2 anos e 4 meses em regime fechado. Julgamento errado!

    1°) O MST e seus líderes políticos ou não políticos; e Deputado Federal Glauber Braga invadem áreas privadas ou até pública e agridem jornalistas independentes na câmara dos deputados cometeram abusos de autoridade e ficaram presos há mais de 2 ano e 4 meses? Não. Então, o Gabriel quando estava em exercício como vereador e policial momentos distintos gravava tudo para fazer as denúncias, ter como comprovar e mostrar a sociedade seu trabalho através das redes sociais;

    2°) Maio de 2023: perseguir e desacatar um superior hierárquico;
    Justificando: Ele estava denunciando erros de pessoas com muitas influências…

    3°) Junho de 2022: por importunação e assédio sexual contra uma ex-assessora;
    Justificando: têm provas que o pai e a irmã junto com advogados de Gabriel Monteiro mostram que tudo foi consensual e confessado pela própria ex-assessora. Eles, Gabriel Monteiro e a ex-assessora tinham um caso eventualmente. Veja canal da família de Gabriel Monteiro: Gisele Monteiro e Roberto Monteiro Pai (deputados).
    O caso ocorrido para sua prisão foi em 15/07/2021 a ex-assessora tinha 26 anos. Mais algumas emissoras e jornais devem ser processados e fazer novas reportagens com notas de correção e indenização do governo pelo erro jurídico.
    Veja no corpo da reportagem do G1, 31/05/2022. “Luiza Caroline Bezerra Batista, de 26 anos, ex-assessora do vereador Gabriel Monteiro (PL), disse que o antigo chefe praticou “assédio sexual e importunação sexual” contra ela.” Forte acusação que foi comprovada a toda mentira com influências de outros jornalistas.

    4°) Abril de 2022: por filmar relação sexual com uma menor de idade.
    Justificação: Matéria do G1, 17/05/2022 diz Gabriel Monteiro vira réu por filmar sexo com adolescente.
    A matéria diz que ela tinha 15 anos. Estiveram na 42° Delegacia do Recreio, RJ. A moça e o vereador disseram que foi um ato consensual; e deputado estadual do PROS Giovani Ratinho diz: que recebeu vídeo no seu cabine avançado em São João de Meriti.

    O que diz o vereador:
    Em nota, a defesa de Gabriel Monteiro afirmou que, “conforme depoimento da suposta vítima, já divulgado pela imprensa, a mesma afirmou à época ao vereador possuir 18 anos de idade”. (Ou seja, a moça).

    Matéria do G1, 30/03/2022: Polícia investiga vazamento de vídeo íntimo de Gabriel Monteiro e uma jovem de 15 anos.
    “…A jovem de 15 anos, acompanhada da mãe, e o próprio vereador foram ao 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) para abrir um registro de ocorrência sobre o caso. Na delegacia, a mãe da adolescente disse que o ato entre a filha e o vereador foi consensual.”

    Instituído pela Lei 8.069 de 1.990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Já entre 12 e 18 anos são adolescentes.

    Organização Mundial da Saúde (OMS). A adolescência vai dos 10 aos 19 anos, 11 meses e 29 dias, e a juventude acontece entre 15 e 24 anos.

    Acorda Brasil! Gabriel Monteiro não é bandido, mas um herói por fazer aquilo, que muito frouxos ou cúmplices não tem coragem de fazer contra os absurdos e crimes por autoridades, médicos influentes, etc.

  2. A propósito, quem são os eleitores de Gabriel Monteiro, Flordelis, Witzel, Cunha e sua filha, …
    São os patriotas? Imagina se fossem anti patriotas!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui