‘Gatos’ de luz em áreas nobres do Rio possuem controle remoto e sensor anti-fiscalização, diz Light

Dados da concessionária registram um aumento de fraudes de energia na Barra da Tijuca e na Zona Sul carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Light

Se engana quem acha que as ligações clandestinas de luz, o popular “gato”, são feitas apenas nas favelas e em áreas menos assistidas do Rio. A prática ilegal também é realziada em regiões nobres da cidade, onde os recursos são muito mais sofisticados para burlar a fiscalização.

Enquanto o “gato” em locais mais pobres são feitos apenas com a ligação direta do poste para casa da pessoa, ou de estabelecimentos comerciais, as unidades fabris ou residências em “bairros de bacana” já contam com aparelhos mais sofisticados para roubar energia elétrica sem que o fraudador seja identificado. 

Segundo informou Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, o aparato dos ricos possui controles remotos e sensores que detectam a presença humana e desabilitam as irregularidades quando a fiscalização chega.

A Light utiliza softwares de IA que monitoram o comportamento do consumo dos clientes para a indicação de possíveis alvos para inspeção. Somente nos primeiros quatro meses de 2024, a Light registrou um aumento de 40% de fraudes de energia na Barra da Tijuca e na Zona Sul carioca.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Gatos' de luz em áreas nobres do Rio possuem controle remoto e sensor anti-fiscalização, diz Light
Advertisement

27 COMENTÁRIOS

  1. Malandragem do carioca saio da favela está encroado na,sociedade maior renda isso na política 5 governadores caçados por roubalheira e agora chegou em Curitiba reino civilizado na 4° vara desvios de recursos da lava jato Moro Dallahnol Hardt tudo ladrão.exemplo maior seu chefe Mito ladrão de relógios joias 171.falcificador de cartões vacinas Eira Brasil Amo este país e seu povo. ?

  2. O mais surpreendente é que o próprio funcionário da light vende essa “ideia” para o consumidor…
    Passei quase 4 meses implorando para ligarem a luz da minha residência para eu efetuar a minha mudança, e só após uma liminar judicial o relógio foi instalado. P. S: paguei três visitas técnicas para eles reprovarem o meu padrão. E, meu vizinho que pagou 2mil teve o relógio dele instalado em questão de 1 semana.

  3. Mas os imensos gatos de energia elétrica, os quais ocorrem a décadas nas comunidades, e que consequentemente a população paga o pato, pagando faturas com valores absurdos a Sra. LIGHT, continuam numa boa e nada muda.

  4. Só pelos comerdários racistas e de cunho viralatista dá pra perceber o quão a classe mérdia do Rio é um lixo. N precisa a Laight dar uma de Sheloque Olmes pra tirar essa conclusão.

    • Ué se doeu porquê?as comunidades são os piores lugares nao so em relação a roubo de luz mas em questão de tudo de errado!o certo é a galera aqui embaixo pagar para os ridículos la de cima,ficarem com ar condicionado o dia inteiro ligado?!nao fode né…

  5. Todas as favelas são gatos, e quem paga? Todos nós. O próprio presidente da Light afirmou que repassa os gatos para os pagantes, é só dá um Google…
    Agora imagina o complexo da Maré, e todas as outras, é tudo gato…
    Por isso ninguém quer sair da favela, tem tiroteio, mas o resto é tudo grátis. Água, tv a gato e luz.
    Nesse último verão a conta mais barata que eu paguei foi 600,00 reais.
    Vou botar gato tbm, Brasil, país dos pilantras

  6. Só sei que todos fazemos parte de uma grande favela que se tornou o Rio de Janeiro.Bairtos inteiros do subúrbio já foram engolidos pelas favelas .É só só revoar pra ver.Rio de Nojeira

  7. As leis para o crime de furto de energia são tão ridículas que o autor nem é sentenciado. Antes é oferecida a possibilidade de suspensão do processo. Paga o valor estimado que deixou de ser pago. Comparece no cartório. E quando sentenciados ainda tem as medidas alternativas…
    Infelizmente temos as leis mais frouxas do mundo.
    O rico que comete furto tem também senão mais reprovável conduta.
    A esquerda e parte do espectro da direita, principalmente mais religiosa, são contra as prisões, acham desumano…

  8. Gatos não são apenas nas favelas
    Certo.
    Mas predominantemente na favelas estão os gatos, ou mesmo ligações diretas, em quase a totalidade das residências. Não apenas de luz, também água.
    E os moradores ainda possuem a cara de pau de reclamar quando falta…

  9. O presidente da república é um ladrão e também macaco. Se ele pode roubar e se dar bem, eu também tenho que poder. Faço gato sim e há várias maneiras de burlar a fiscalização.

  10. Sim, com certeza que tem, tem gente desonesta em qualquer camada social, mas por que as equipes não sobem os morros e cortam os gatos, que sabemos são milhares? Um amigo meu conheceu um sujeito que tem 3 aparelhos de ar-condicionado no morro e deixa eles ligados 24h, pra quando a filha dele voltar da escola o ambiente estar geladinho, bem, nós é pagamos essa bizarrice, quando isso vai acabar?? Sou a favor de uma lei que proibisse a concessionária de cobrar a inadimplência da conta de quem paga em dia, quando for proibido repassar a inadimplência para os outros, os gatos acabam porque a Light vai correr atrás pra acabar e vai dar um jeito rapidinho.

    • Sim, tem uns até com ar-condicionado na cozinha, no banheiro…
      Já morei na favela e sei.
      E o que falar da água?
      Vai passar na favela num fim de semana o quanto de água escorrendo pelo portão da rua.
      Quando não mangueiras para banho. Tem as piscinas nas favelas sempre com água limpa e trocada quase diariamente… Renovam a água mesmo. Pra que manutenção da água com cloro?

  11. Mas e aí? Como é o esquema? Se era pra dizer que era controle remoto e sensor de presença não tinha o pq de abrir o site…
    É enganoso ou clickbait? Palhaçada!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui