Dois meses após a maior enchente da história da cidade de Petrópolis, o governo do estado segue a reconstrução do município. São reparos e intervenções que atendem demandas antigas da população, como a recuperação da RJ-107, conexão da Cidade Imperial a Magé, o recapeamento da via que faz a conexão dos bairros Bingen e Quitandinha, bem como a limpeza dos principais rios.
“Desde os primeiros momentos após a tragédia do dia 15 de fevereiro, o governo do estado está presente em Petrópolis, oferecendo suporte às vítimas nas questões mais urgentes, atuando na limpeza e na reconstrução da cidade. Estamos trabalhando diariamente para devolver a normalidade à rotina da população o mais breve possível”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A nova RJ-107
Apenas 12 quilômetros separam as cidades de Petrópolis e Magé. A tradicional viagem pela conhecida Serra Velha leva 1h30 e, com as obras de revitalização, pavimentação de paralelepípedo histórico e drenagem da via RJ-107, a expectativa é reduzir o trânsito em 30 minutos. Com investimentos de R$ 18,9 milhões da Secretaria Estadual das Cidades, a obra é recebida com alívio para Antônia Machado de Jesus Coutinho, de 84 anos.
“Essa estrada tinha muito buraco. As pessoas precisavam desviar deles e isso tornava a viagem mais demorada. Agora, graças a Deus está ocorrendo essa obra. Achei muito bom, deu um alívio para nós”, disse a moradora, que vive há três décadas no trecho histórico.
A esperada conexão Quitandinha-Bingen
A pavimentação das ruas Amazonas ao Parque São Vicente é outro feito iniciado e muito aguardado, que permitirá a ligação entre os bairros Bingen e Quitandinha. A obra também executada pela Secretaria Estadual das Cidades, soma cerca de 3,1 km e já recebeu mais de um quilômetro do asfaltamento com duas camadas.
“Todo mundo aqui estava querendo essa obra. Vai facilitar muito a vida dos petropolitanos. É uma intervenção que nos ajudará a ganhar tempo para chegar aos demais locais da cidade. Nós que moramos no Quitandinha chegaremos em casa mais rapidamente”, afirmou Debora Calixto, 51 anos.
Limpeza dos rios petropolitanos
Atualmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do programa Limpa Rios, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realiza ações de limpeza e desassoreamento dos rios Quitandinha e Piabanhas. Alencar Santos Coelho, 65, avalia como as intervenções e ações preventivas são necessárias.
“Fico mais tranquilo com a limpeza dos rios, pois a gente vê que está melhorando. Isso tem que ser feito mesmo antes do verão, porque todo verão as chuvas vêm mesmo. É histórico”, ressaltou.
Desde as primeiras horas do desastre de fevereiro foi montada uma força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para minimizar os estragos, com trabalho dia e noite, e as ações foram intensificadas após as chuvas de março. De acordo com a Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura (Seinfra), foram utilizados 254 equipamentos para a desobstrução de vias, com a retirada de mais de 100 mil toneladas de resíduos. Além disso, também foram liberados cerca de R$ 200 milhões para obras emergenciais em Petrópolis.
Obras de infraestrutura
A Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio de Janeiro (Seinfra) realiza intervenções na Avenida Washington Luiz, em Valparaíso, próximo à antiga fábrica de tecidos, com a reconstrução dos muros de contenção do Rio Quitandinha nos trechos que sofreram erosão nas margens, recuperação dos muros de pedra remanescentes, reconstrução da canalização e recomposição do pavimento e guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp.
Na Avenida Getúlio Vargas com Rua Lopes de Castro, no mesmo bairro, serão feitas obras de contenção de encostas, a recuperação da cobertura vegetal do morro e drenagem das ruas. Já na Rua Conde D´Eu, no bairro Castelânea, estão sendo feitas obras de contenção de encostas, retaludamento e revegetação da encosta e recuperação da rede de drenagem.
É o mesmo tipo de intervenção das ruas Teresa, 24 de Maio e Nova, no Centro, que terá ainda a remoção de rochas soltas e a fixação do maciço rochoso que ficou exposto, através de chumbamento e envelopamento com telas de aço. As obras na Rua Pedro Ivo, na Cascatinha, têm como foco a recuperação da calçada e parte da via, que deslizou com o impacto das chuvas. Serão feitas obras de contenção de encostas, recuperação da encosta e recuperação da drenagem.