O Governo do Estado do Rio de Janeiro implementou uma operação integrada de segurança para assegurar a tranquilidade dos foliões durante a temporada de ensaios técnicos das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, iniciada no último sábado (06/01) e que se estenderá até o dia 4 de fevereiro.
No último domingo (07/01), a Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel abriram os ensaios do Grupo Especial. E com reforço do efetivo das equipes do 4° e 5° Batalhão da Polícia Militar, aliado ao uso de tecnologia, a festividade aconteceu sem ocorrências.
“Essa festa representa nossa cultura, fortalece nosso turismo e gera emprego para a população. Nós estamos investindo R$ 60 milhões no Carnaval do Rio. Com apoio das forças de segurança teremos uma festividade de paz e tranquilidade, onde turistas e moradores poderão aproveitar.” destacou o Governador Cláudio Castro.
A foliã Flaviana Gomes e seu filho Ravi Gomes, de apenas um ano de idade, aproveitaram o aquecimento no Sambódromo do Rio. A moradora do Santo Cristo elogiou a eficácia das medidas de segurança, enfatizando a importância de transmitir a tradição carnavalesca para as gerações futuras. “Eu me sinto segura em trazer meu filho. Hoje é o primeiro dia dele aqui. Amo o Carnaval e quero passar isso para ele.” contou.
E além do reforço do efetivo, o esquema de segurança da Polícia Militar teve o uso do sistema de videomonitoramento. incluindo o carro-comando equipado com torre de observação e câmeras de reconhecimento facial.
“A Polícia Militar se fez presente nesses dois dias de ensaio no Sambódromo. Temos um efetivo de viaturas distribuído em pontos estratégicos. E também temos policiamento a pé, ao longo e no entorno da Marquês de Sapucaí.” disse o comandante do 4° Batalhão Tenente Valentim.
A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, representada por Danielle Barros, ressaltou que este é o maior investimento já realizado pelo Governo do Estado no Carnaval do Rio, abrangendo não apenas a Capital, mas todo o Estado.
Sistema de Reconhecimento Facial
O sistema de reconhecimento facial, incorporado ao carro-comando da PM, utiliza duas telas para filmar em tempo real e escanear rostos. Em caso de identificação de indivíduos com mandados de prisão em aberto, o sistema emite alarmes. Os drones integrados ao monitoramento facial forneceram imagens detalhadas dos foliões, com zoom de até 42 vezes, enquanto unidades especializadas, cavalaria e viaturas rodantes contribuíram para a eficácia das operações de segurança.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros, além de seu efetivo regular, empregou motolâncias e ambulâncias para prevenção e atendimento emergencial ao público.
Segurança Presente e Lei Seca
O programa Segurança Presente, em conjunto com a Lei Seca, manteve presença ostensiva com policiais nas imediações da Marquês de Sapucaí.
Metrô
O MetrôRio ampliou o horário de funcionamento no último domingo (07/01). As estações da Central do Brasil/Centro e Praça Onze funcionaram até 00h. O Metrô na Superfície operou das 7h às 22h30 como já ocorre nos fins de semana.
Cedae
Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) disponibilizou aguadeiros para atender às necessidades hídricas dos participantes. 10 aguadeiros trabalharam das 8h à 00h, com um total de 60 “bombonas” de água, cada uma com 11 litros.