Governo Federal assume a Estação Leopoldina e planeja restauração para o ano que vem

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, o processo licitatório deve ocorrer no primeiro trimestre de 2024 e o custo estimado é de R$ 25 milhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Estação Leopoldina, localizada na Região Central do Rio de Janeiro, encontra-se com as portas fechadas e em estado completo de abandono há cerca de duas décadas. Ao longo desse tempo, sugiram inúmeros projetos de restauração, mas que não foram pra frente devido a disputas judiciais. De acordo com a Rádio CBN, o Governo Federal deverá, finalmente, assumir o espaço, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em 2020, Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) para que a União assumisse, urgentemente, a Estação Leopoldina. Segundo o MPF, existia o risco iminente de incêndio e desabamento da estrutura.

Além disso, o local se transformou em um depósito de sucatas de trens. Todas as locomotivas presentes no pátio da antiga estação ferroviária estão em estado avançado de deterioração por conta do abandono. Dentre elas, a histórica “Biriba” que já foi tema de matéria no DIÁRIO DO RIO.

E ao que tudo indica, o Ministério da Gestão e da Inovação ficará responsável pela elaboração do projeto e pela abertura do processo licitatório, que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2024 com um custo estimado em R$ 25 milhões.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo Federal assume a Estação Leopoldina e planeja restauração para o ano que vem
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Governo Federal assume a Estação Leopoldina e planeja restauração para o ano que vem
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Deveria reformar o prédio da Leopoldina e transformá-lo em uma estação rodoviária, possui um imenso terreno e pode ser interligada ao metrô e ao trem que passam bem ao seu lado. A antiga estação e bem melhor localizada que a rodoviária Novo Rio, que por sua vez é de péssima localização e não tem ligação nem com o metrô, nem com o trem. Fica a dica para melhorar o transporte na cidade do Rio de Janeiro.

  2. Meu nome é Ana, tenho 06 filhos, fui abandonada pelo meu marido, que apesar de me bater era quem mantinha a casa. Agora fiquei largada, sozinha e com seis crianças para sustentar e alimentar. Desde que fui abandonada, faço faxinas, quando aparece. Mas, infelizmente o dinheiro não é suficiente para alimentar minhas crianças, pagar aluguel, água, luz e gás.
    Também estou catando produtos para serem reciclados (plásticos, alumínio, ferro, etc). Portanto peço encarecidamente a quem tiver acesso e ler esse comentário, e tiver um pouco de espírito humano ajude com qualquer quantia. Qualquer doação é bem vinda e fará diferença na vida de um humilde mãe e mulher. Preciso alimentar meus filhos, pelo amor de Deus, ajudem – me.
    Deixo aqui a chave pix para aqueles que queiram e possam ajudar, cristinasantos04110@gmail.com

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui