Grande competição de natação dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro reuniu atletas estudantis no Maracanã

No último sábado (22), o Parque Aquático Júlio Delamare recebeu competições de natação, com a presença da ginasta e madrinha do evento, Daniele Hypólito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um evento cheio de superação, desafios e emoção, marcou o último sábado (22) no Parque Aquático Júlio Delamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, que recebeu alunos de escolas públicas e privadas para as pré-classificatórias de natação dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), realizados pela Secretaria estadual de Esporte e Lazer. A disputa reuniu mais de 40 alunos em diferentes estilos de nado, como: livre, borboleta, medley, peito e costas. A etapa final será realizada no dia 20 de julho, no mesmo local, com partidas abertas ao público e entrada franca.
As competições, que aconteceram em um dos principais centros de prática de esportes aquáticos da América Latina, o recém-reformado Parque Aquático Júlio Delamare, contou com a presença da madrinha do evento e ginasta olímpica, Daniele Hypólito. Ela destacou a importância do JERJ na vida dos alunos como futuros esportistas profissionais:
— O JERJ é de extrema importância, porque esporte e educação são dois pilares fortíssimos do nosso país e que têm que ser dado o devido valor. Quando envolvemos esses jovens, vemos a oportunidade que o JERJ está dando para cada um, para que esse seja o passo inicial de um campeão olímpico, de um campeão pan-americano, de um campeão mundial — afirmou a ginasta brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos.

Advertisement

O JERJ é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj). Ao todo, participam das atividades, 71 municípios do Rio de Janeiro, com cerca de 650 escolas públicas e privadas inscritas, e mais de 5 mil estudantes nas equipes.

Luciana Oliveira é mãe de Miguel e Pedro Oliveira, alunos que demonstram força e determinação, superando suas diferenças por meio da prática esportiva. Para ela, o esporte foi fundamental para o desenvolvimento dos meninos:

— O JERJ é muito bom para participar e é algo promovido pelo Estado. O Miguel, aos três anos de idade, sofreu um acidente e perdeu o polegar esquerdo, já o Pedro, ao longo do crescimento, percebemos uma dificuldade de coordenação motora. Ele tem uma lesão no cerebelo. Com essa questão motora, o que ajuda é o esporte. Atualmente, os dois são atletas da equipe da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro e o Pedro faz parte do Comitê Brasileiro de Deficiência Intelectual — revelou Luciana.
A competição é destinada a jovens de 11 a 17 anos e abrange 20 modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, natação e vôlei, entre outras. Com um calendário fixo de competições, as etapas pré-classificatórias percorrerão as cinco regiões administrativas do estado.
Sobre os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ):

Com o objetivo de fomentar a prática esportiva para crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer criou o programa que oferece, de forma gratuita, todos os subsídios para os estudantes das redes pública e privada terem acesso às práticas esportivas, que são fortes potencializadores da transformação social. Em uma política pública estruturante, o programa inclui a oferta de: equipe técnica, locais de competição, uniformes, troféus e medalhas. Além disso, os classificados terão a oportunidade de representar o Rio de Janeiro em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em diversas partes do país. A iniciativa também prevê a inscrição dos alunos em torneios como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude. O programa é desenvolvido com recursos da Lei Pelé, totalizando aproximadamente R$12 milhões de reais investidos.

Confira mais informações sobre o programa e acompanhe os resultados de cada categoria no site: www.jerj.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grande competição de natação dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro reuniu atletas estudantis no Maracanã
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui