O Rio de Janeiro, historicamente, sempre serviu de cenário para gravações de produções cinematográficas, musicais e televisivas, entre outras. Com o fim da pandemia, a cidade voltou a ter lugar de protagonismo quando o assunto é locação. A capital fluminense abrigou, em 2022, uma média de três a quatro sets de filmagens por dia, um aumento de 62,5% em relação ao ano anterior.
Para 2023, a previsão da Rio Film Commission é de um aumento de pelo menos 30% no número de filmes, séries, novelas, videoclipes e publicidade que usam a cidade como pano de fundo. Os dados foram revelados pela coluna do jornalista Ancelmo Gois.
Recentemente, o Rio foi palco de uma parte das gravações da sequência da franquia “Godzilla vs Kong” (foto), filme de grande bilheteria em 2021. As locações aconteceram em pontos como a Praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Além disso, só nos últimos anos, a Cidade Maravilhosa emprestou sua beleza para filmes como: Velozes e Furiosos, a Saga Crepúsculo, e muito mais.