Chalés gostosos e bem decorados, jardins floridos, lago que reflete o recorte das montanhas. Só este cenário já justificaria uma escapada ao Parador Lumiar, a 160 quilômetros do Rio, em Boa Esperança, distrito de Nova Friburgo, na Serra Fluminense. O que encontramos aqui, no entanto, é ainda melhor: junto com a Mata Atlântica, a 850 metros acima do nível do mar, há uma gastronomia de primeiríssima, feita pelo craque Isaías Neries, que já foi pupilo da chef Flávia Quaresma, ganhou prêmios, e já faz algum tempo pratica aqui a sua cozinha farm to table. Ela parte de uma horta orgânica que fornece mais de 50 produtos, entre folhas, legumes, raízes, frutas, ervas, brotos, flores e especiarias. Incluindo ingredientes como o coentro caboclo, o chuchu bucha e a beldroega.
Tudo isso se transforma de maneira magistral, com uma elegância rara de ver, nas mãos do baiano de Santo Amaro que encontrou na comida a sua purificação. E, quem diria, ele começou a vida na cozinha do… Mc Donald’s! Lugar de disciplina rígida, onde aprendeu muita coisa nesse quesito. É um comportamento quase religioso que o leva todos os dias ao encontro dos vegetais. A conversa gostosa com o Isaías, o leva a dizer que acha que ele vive no mundo da lua. Se ele vê chefs se inspirando em restaurantes plante afora, tudo o que ele precisa para cozinhar é ouvir natureza.
Então faz coisas como burrata com folhas de vick, beterraba em caramelo de cana com brotos e roquefort, creme de urtiga e cebola, nhoque de folha de anis ao molho de queijo boursin. É uma bobagem, no entanto, falar em um cardápio do Isaías. Até porque ele não existe, uma vez que muda praticamente todos os dias.
Quando falamos do Parador Lumiar e da cozinha do Isaías, a boa mesmo é fazer uma reserva, para vir para cá o mais rápido possível. É no inverno, afinal, que tudo por aqui parece ficar ainda mais atraente. Há tempo bom para fazer caminhadas mata adentro, embarcar em jipes para explorar a região, aconchegar-se no quentinho dos chalés e, claro, entregar-se à mesa do Isaías, com vinhos de uma senhora adega subterrânea, construída em pedra.
Ah, sim, aos sábados é dia da feijoada mais bela que já vi, servida sobre o fogão à lenha onde foi feita, com o maior charme. Vai na minha que você vai na boa.
Serviço
Parador Lumiar
Estrada do Amargoso s/nº, Boa Esperança, Nova Friburgo – RJ
www.paradorlumiar.com