História da Árvore de Natal da Lagoa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Considerada o terceiro maior evento turístico do Rio de Janeiro, a Árvore de Natal da Lagoa é uma atração à parte. Atração que, embora não seja tão antiga, já rende muitas histórias e tradição. E este ano está de volta.

Tudo começou em 1996. Nesse ano, a Árvore de Natal da Lagoa foi montada pela primeira vez, já com o patrocínio da Bradesco Seguros. À época, a Árvore contava com 48 metros de altura, 90 toneladas, quatro flutuadores e um milhão e meio de pequenas lâmpadas, que precisavam de 200 quilowatts de energia, gerados por um grande gerador.

E desde então, a Árvore de Natal da Lagoa passou a ser montada todos os anos. Cada nova montagem contava com um tema e atrativos diferentes. Com o passar dos anos, a Árvore foi ganhando cada vez mais admiradores.

Advertisement

Em 1999, com o tema “Espelho Para o Mundo” três anos após a inauguração, a Árvore de Natal da Lagoa alcançou um grande feito. A edificação foi eleita a maior arvore de natal flutuante do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes, feito que voltaria a ser conquistado em 2007.

rvore de Natal da Lagoa de 1999 História da Árvore de Natal da Lagoa

Dois anos mais tarde, em 2001 (tema “Neve Tropical”), a Árvore de Natal da Lagoa fez até nevar. Nessa edição, com 82 metros e um sistema especial com 800 mil lâmpadas, a Árvore proporcionou uma sensação visual de neve caindo.

Em 2009, com a temática “A união dos Nossos Melhores Desejos”, o espetáculo contou com concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Marcos Arakaki, e acompanhamento do Coral da Fundação Bradesco. Artistas como Ivan Lins, Fafá de Belém, Marcos e Paulo Cesar Valle também se apresentaram.

rvore de Natal da Lagoa de 2009 História da Árvore de Natal da Lagoa

A inauguração da Árvore de Natal da Lagoa costuma ocorrer entre os dias 25 de novembro e dois de dezembro de cada ano. No ano de 2015, uma ventania destruiu a montagem da Árvore. Contudo, isso não impedirá que ela seja erguida. Os trabalhos de montagem já foram tomados mas até o momento não tem nova data para a inauguração.

rvore de Natal da Lagoa 2015 destruda História da Árvore de Natal da Lagoa

Atrás apenas do Carnaval e do Réveillon, a Árvore de Natal da Lagoa é o terceiro maior evento turístico da cidade do Rio de Janeiro e já se tornou referência internacional de Natal, atraindo a atenção de milhares de pessoas do Brasil e do mundo.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

Desde 2005 que nós vamos ver a Árvore da Lagoa de perto. É sempre muito encantador. Estamos ansiosos para a edição deste ano” contam Arnaldo e Cláudia, casal que mora na Zona Oeste do Rio, mas não deixa de ir visitar a Lagoa nessa época do ano.

O tema do ano de 2015 foi “O Natal da Renovação”. A Árvore teve 85 metros, o equivalente a um edifício de 28 andares e pesará 542 toneladas.

Depois de 2015, a Árvore da Lagoa passou três anos sem ser montada. O que marcou muitas pessoas, pois a Árvore é uma referência natalina do carioca.

Este ano, ela voltou. A versão 2018 tem um novo patrocinador, a Petrobras, enquanto a dos anos anteriores era patrocinada pelo Bradesco.  A Árvore da Lagoa 2.18 tem 70 metros de altura.

Feliz Natal.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Árvore de Natal da Lagoa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui