Ontem o Flamengo venceu novamente o Vasco em uma final, histórias que se repete desde 1988! Foi a última vez que o time de São Cristóvão conseguiu uma vitória encima dos rubro negros. E se não levarmos em conta que 88 não foi final de turno, o jejum vascaíno vem desde 1976!

Mas vamos contar como 88, e olhe as coisas que existiam e não existiam no Rio daquela época.

1. Tivoli Park

O saudoso Tivoli Park ainda alegrava as crianças e os adultos na última vez que o Vasco venceu o Flamengo. O parque de diversões só foi fechar em 1995.

2. Árvore de Natal da Lagoa

Ainda faltariam 8 anos para que se montasse pela 1ª vez no Rio de Janeiro a Árvore de Natal da Lagoa.

3. Cesar Maia

Em 1988 o prefeito do Rio por 3 vezes, Cesar Maia, viu a vitória do Vasco como um deputado federal constituinte. Seu filho, Rodrigo Maia, tinha acabado de fazer 18 anos.

O futuro prefeito Eduardo Paes? Fazendo faculdade de direito na PUC, com apenas 19 anos! Nem pensava em entrar na Juventude Cesar Maia.

4. Cinemas de Rua

O carioca que viu Vasco vencer o Flamengo em uma final ainda preferia assistir a um filme em um cinema de rua e não nos de shopping como hoje.

5. Orelhão da Telerj

O vascaíno que quisesse zoar o amigo flamenguista teria de usar um orelhão da Telerj, e usar uma ficha de telefone. Na época não havia celular, internet e até telefone fixo era raro em casa.

6 – O Rio tinha decretado falência

Em 15 de setembro de 1988, o então prefeito, Saturnino Braga, foi à TV para anunciar a quebra do município. Ele culpou o governo federal, sob a gestão de José Sarney, pela situação das contas cariocas.

7 – Hippopotamus era a boate do momento

Se você fosse um vascaíno rico ou famoso, era certo que fosse comemorar na Hippopotamus. A boate voltou recentemente, mas sem a mesma aura.

8 – Linha Vermelha e Linha Amarela

Quem foi assistir a final em 88 teve mais dificuldades para chegar ao estádio, é que na época só 1 trecho da Linha Vermelha tinha sido inaugurado, e Linha Amarela só no papel mesmo.

9 – Tv a Cabo

Quem quisesse assistir aos jogos de futebol daquele carioca de 1988, só se a Globo ou Bandeirantes transmitisse. Na época ainda não existia Tv a Cabo no Brasil, que só foi aparecer lá por 1990. O SporTv só em 1991, com o nome de Top Sport.

10 – Todo o pessoal do Acréscimos

Nenhum dos membros do Acréscimos, o programa de Esportes do Diário do Rio eram nascidos em 1988. Todos tem menos de 30 anos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui