Recentemente, esse histórico templo religioso virou notícia devido aos conflitos entre policiais e manifestantes em frente à ALERJ. Entretanto, o que muita gente não sabe é que a Igreja de São José é um verdadeiro tesouro arquitetônico.
Tudo começou com uma pequena ermida. Essa construção foi erguida em 1608, durante o período colonial, por Egas Muniz.
Quase dois séculos depois foram iniciadas as obras que deixaram a Igreja no formato que tem hoje em dia. Em 1807, sob o comando do Mestre Félix José de Souza, a grande reforma começou.
Em 1815, Mestre Félix José de Souza foi substituído por João da Silva Muniz, arquiteto do Paço Imperial, que comandou a obra até o fim.
“A Igreja de São José foi, enfim, inaugurada em 1842. Contudo, antes da conclusão, já aconteciam cerimônias menores no espaço”, conta o historiador Mauricio Santos.
De estilo barroco tardio, a Igreja possui uma nave única e corredores laterais onde se localizam um púlpito e três tribunas.
O interior é decorado com talha de estilo rococó de autoria de Simeão de Nazaré, discípulo do Mestre Valentim. Atrás do altar-mor, em uma passagem estreita (onde só é possível passar uma pessoa por vez) está a cena da morte de São José, com o santo cercado por Jesus e Maria, todos em tamanho natural.
[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca
Na Igreja, há uma imagem de São José vinda da França, doada pelo Comendador José Pinto de Oliveira, em 1884.
“As fachadas principal e laterais são repartidas regularmente por pilastras e cunhais de cantaria, utilizando o contraste cromático da pedra com o cal branco das paredes”, destaca o Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro.
Com tantos atrativos históricos, torcemos para que a Igreja de São José seja lembrada sempre por sua beleza e memórias, não por conta de violência ou outras situações negativas.
As informações sobre a igreja São José são incompletas e imperfeitas em todas as listas no google, principalmente aquelas feitas por organizações oficiais. Parecem que foram feitas por alunos de escola secundárias. Infelizmente isto mostra a educação inferior do brasil para o mundo todo ver.
Boa noite
Que horas abre a igreja?
Funciona todos os dias?