História do Jardim de Alah e seu passado com gôndolas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O famoso canal, localizado entre Ipanema e Leblon, tem um passado de bonitas memórias. Antes de ser Jardim de Alah, o local era chamado por três nomes: Praça Grécia, Praça Couto Abel e Praça Saldanha da Gama.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

O nome passou a ser Jardim de Alah depois que os jardins da área ficaram totalmente prontos, além da inspiração em um famoso filme da época ‘O Jardim de Alá’, lançado em 1936”, pontua o historiador Maurício Santos.

Os jardins ficaram prontos em 1938. O projeto foi baseado no trabalho do arquiteto francês Alfredo Agache para outros jardins. O responsável pela obra no Jardim de Alah foi o brasileiro David Xavier de Azambuja.

Anos 1950 História do Jardim de Alah e seu passado com gôndolas
Anos 1950

O Canal, em si, que ligava a Lagoa Rodrigo de Freitas à praia é anterior ao Jardim. Ele foi construído na década de 1920, no intuito de deixar as águas da Lagoa mais salubre e evitar enchentes.

Advertisement

Pouca gente sabe, mas décadas atrás existiam gôndolas [como as de Veneza] que levavam pessoas através do canal até à Lagoa Rodrigo de Freitas”, pontuou o historiador Milton Teixeira à Rádio Globo.

G%C3%B4ndulas no Jardim História do Jardim de Alah e seu passado com gôndolas
Gôndolas no Canal

Além disso, entre 1950 e 1960 era possível alugar pedalinhos para se navegar pelo Canal, apreciando a vista do Jardim.

Em dezembro de 2003, durante a prefeitura de César Maia, o Jardim de Alah passou por uma grande reforma, pois estava em péssimo estado de conservação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é O-Jardim.jpg

Contudo, anos depois os problemas de má conservação voltaram e hoje em dia, o Jardim de Alah está longe do melhor estado físico, se tornando menos atrativo do que deveria ser.

Entrada do Metr%C3%B4 História do Jardim de Alah e seu passado com gôndolas
Metrô

A construção da Linha 4 do metrô, que tem a estação Jardim de Alah, ajudou, e muito, para que o local ficasse mais acessível e agradável.

Além disso, outras ações, como a revitalização do novo polo comercial do Leblon, que nós noticiamos aqui no DIÁRIO DO RIO, também vêm somando para a melhoria da bela e clássica região carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Jardim de Alah e seu passado com gôndolas
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Felipe, creio que entre as gôndolas e os pedacinhos houve epica em que se alugavam barcos a remo. Eu era garoto, 1940/1950?, e algumas vezes remei no canal, com uma advertencia: nao podia sair do canal para a Lagoa. Perigoso? Não sei.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui