O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) recebeu um investimento de R$ 30 milhões do Ministério da Saúde para a aquisição de novos equipamentos. A iniciativa faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, iniciado em julho deste ano.
Entre os equipamentos adquiridos, estão mesas cirúrgicas, monitores, eletrocardiógrafo, ventiladores mecânicos e vacuômetros. O tanque de oxigênio da unidade também foi revitalizado. “Quando a gente assumiu, fizemos um rápido diagnóstico e esse rápido diagnóstico demonstrou a necessidade de compra de um volume significativo de equipamentos clínicos, que é uma condição para abrir todos os leitos e serviços fechados. E esse volume de equipamentos somou um montante de R$ 30 milhões”, pontua Gilberto Barichello, diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que administra o HFB desde outubro.
Reabertura de leitos e serviços:
O HFB planeja reabrir leitos em janeiro de 2025. Na última semana, mil novos funcionários foram contratados para atuar na unidade. “Vários equipamentos já foram adquiridos, instalados e estão prontos para serem inaugurados nos próximos dias. Tudo está dentro do cronograma e está sendo cumprido”, frisou Barichello.
O Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais também contempla as unidades do Andaraí (HFA), Cardoso Fontes (HFCF) e Servidores do Estado (HFSE). O HFA e o HFCF foram municipalizados e o HFSE está em processo de fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.